Prefeito Edvaldo participa da posse da desembargadora Elvira Maria como presidente do TRE-SE

Agência Aracaju de Notícias
16/02/2023 17h56

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta quinta-feira, 16, da posse  da desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Eleita por aclamação, em sessão plenária realizada no último dia 10 de fevereiro, ela se manterá à frente do órgão até 2024, quando encerra o período de permanência na magistratura. Ao acompanhar a cerimônia, Edvaldo destacou que o momento "representa a reafirmação da democracia".

"É uma alegria muito grande poder acompanhar a posse da desembargadora Elvira Maria como presidente do TRE em Sergipe. Primeiro porque ela possui uma carreira brilhante, tendo atuado no órgão nos últimos 38 anos anos, desempenhando com maestria diversas funções, até chegar à magistratura, e segundo porque ela substituirá o desembargador Roberto Eugênio Porto, que teve um grande papel na presidência do Tribunal, conduzindo, inclusive, um processo eleitoral complexo, que foi o de 2022, com extrema eficiência. Tenho certeza de que com a nova presidente continuaremos trilhando o caminho da justiça, da independência dos poderes e, acima de tudo, com a garantia de que teremos eleições justas, democráticas e limpas", declarou o prefeito.

Ao tomar posse como nova presidente do TRE-SE, a desembargadora Elvira Maria disse que é "uma grande honra presidir o Tribunal". "Assumo a presidência desta Casa quase 38 anos depois de ter ingressado nela como servidora, como quem olha pela janela e vê a longa trajetória que percorreu", relembrou. A nova presidente afirmou ainda que, em sua gestão, "o TRE Sergipe permanecerá na trilha de um dos tribunais mais céleres do país, garantindo, como pilar mestre, o direito do cidadão de exercer plenamente a democracia".

A desembargadora enfatizou também que "possui plena consciência do papel da justiça eleitoral" e que não  medirá esforços "para que metas sejam alcançadas, trazendo ainda mais resultados e engrandecendo o trabalho do tribunal sergipano a nível nacional". "Como mulher e magistrada, muito me honra presidir este tribunal, coroando todo o trabalho que prestei ao órgão ao longo dos últimos anos", completou.

Histórico
Natural da cidade de Itabaiana, Elvira Maria de Almeida Silva é bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal de Sergipe, e em Ciências Jurídicas e Sociais, também pela UFS. Ingressou no TRE-SE no cargo de auxiliar judiciário, também exercendo a função de técnico judiciário. Também assumiu a direção-geral da Secretaria do TRE-SE entre 1980 e 1984.

Já na condição de juíza eleitoral, atuou diversas vezes, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE-SE, no biênio 2011-2013, e da ouvidoria da Corte Eleitoral, entre 2012 e 2013. Também foi titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. No Tribunal de Justiça de Sergipe, tendo substituído membros da Corte em diversas oportunidades.Tomou posse como desembargadora do TJ-SE em 2015 e, no biênio 2021-2023, atuou como corregedora regional eleitoral do TRE-SE. Elvira Maria tomou posse como desembargadora do TRE-SE em 2021.