Prefeitura inicia série de reformas em escolas municipais; investimento é superior a R$ 20 mi

Obras e Urbanização
17/02/2023 15h00

Oferecer educação de qualidade, com uma proposta pedagógica eficiente, também passa por proporcionar o melhor em estrutura para os milhares de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Para seguir como referência neste aspecto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), inicia uma série de reformas nas escolas municipais.

Os serviços começam pela Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, situada no bairro São Conrado; Emei Monsenhor João Moreira Lima, do bairro Lamarão; e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, no bairro Areia Branca.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, avalia o impacto positivo das obras para a educação.

“Nós trabalhamos pensando no melhor em estrutura para as crianças e jovens. As escolas que temos reformado recebem um conceito muito moderno e qualificado, com projetos de ponta e capazes de aprimorar a experiência de aprendizado para os estudantes e a rotina profissional da equipe pedagógica. Começamos com essas três, ainda há mais oito para serem iniciadas. É um desafio enorme, mas estamos satisfeitos em contribuir com esse legado para a educação”, destaca.

Para transformar as três escolas, a gestão municipal investe, ao todo, R$ 20.844.714,73. As obras já foram iniciadas pela Emurb, e estão em fase de demolição da antiga estrutura para construção de uma nova. No caso da Emei Monsenhor João Moreira Lima, que será reconstruída em outra área, é feita a terraplenagem.

Emei Júlio Prado Vasconcelos
A Emei Júlio Prado Vasconcelos será totalmente reconstruída com dois pavimentos, em uma área total de 1,8 mil m², e contará com 13 salas de aula, berçário, cozinha, lactário, sala de coordenação pedagógica, refeitório, brinquedoteca, sala de leitura, sala de recursos, solário, depósitos, área livre, sala de espera e secretaria.

Emei Monsenhor João Moreira Lima
Esta unidade será erguida em uma nova área, compartimentada em: rouparia, lactário, cozinha, sala de amamentação, fraldário, sala de professores, sala de reuniões, lavanderia, refeitório, jardim, solário, horta e parque infantil.

Serão construídas 14 salas de aula, sendo 2 salas de creche I (de 0 a 1 ano); 3 salas de creche II (de 1 a 2 anos), 3 salas de creche III (de 3 a 4 anos) e mais 6 salas de pré-escola (de 4 a 5 anos).

Emef Florentino Menezes
Além de reformada, a unidade ganhará um pavimento superior, totalizando nova área de 2.443,22 m², com 15 salas de aula, laboratório, sala de atividades, sala de leitura, brinquedoteca, espaço multi-eventos, sala de recursos, área de convivência, cozinha, refeitório, horta e parque infantil.