Há cinco anos, Serviço de Alerta da Defesa Civil contribui para redução de riscos

Defesa Civil
26/02/2023 11h02

A comunicação ágil, diante da iminência de fenômenos que possam gerar riscos, é essencial para minimizar impactos, salvaguardar vidas e bens da população. Esse papel vem sendo cumprido com efetividade, em Aracaju, a partir da implementação do Serviço de Alerta por SMS, 40199, que neste domingo, 26, completa cinco anos em operação, na capital.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, Aracaju possui mais de 54 mil contatos telefônicos cadastrados para receber os alertas via SMS, o que corresponde 8,22% da população. A cidade, por sua vez, é a quinta com maior número de usuários, proporcionalmente, em relação as capitais do país, sendo a primeira do Nordeste.

A ferramenta auxilia o trabalho da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, em situações adversas, possibilitando compartilhar de forma antecipada informações que auxiliam na prevenção de riscos e, consequentemente, contribuindo a segurança da população.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, conta que, durante o período de implantação, a Defesa Civil visitou as áreas de risco da cidade e apresentou a ferramenta para a população mais vulnerável.

"No início, fizemos uma busca ativa de pessoas que residem em áreas de risco de deslizamento de terra, de inundação ou alagamento, para que o número de cadastro fosse qualitativo, ou seja, para que recebesse esses alertas, prioritariamente, quem realmente tem uma probabilidade maior de sofrer com eventuais situações adversas ocasionadas, principalmente ocasionadas pelos fenômenos naturais", explica o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que há um rigoroso e estratégico acompanhamento de dados que baseiam a emissão do alerta. "Nos baseamos em dados emitidos por fontes oficiais, como é o caso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ClimAju e Marinha do Brasil, de modo a conferir assertividade e credibilidade ao serviço", destacou.

Ao todo, 1497 alertas já foram emitidos a partir do serviço 40199. Desse total, 120 foram relacionados às chuvas intensas, 14 relacionados à vendavais e 1.288 referentes aos dados da pandemia ocasionada pelo coronavírus, para alertar e orientar a população, com informações setorizadas por bairro.   

Segundo o secretário Silvio Prado, o uso do serviço tem refletido positivamente, tanto no trabalho da Defesa Civil, com a agilidade no atendimento às ocorrências, quanto no cotidiano da população, que consegue se preparar frente às situações adversas.

"Temos verificado muitos efeitos positivos com a emissão desses alertas, porque as pessoas, quando recebem a mensagem, redobram o estado de observação, ficam atentas em relação às chuvas e acionam a Defesa Civil rapidamente, sempre que necessário", ressalta Silvio Prado.

Usuários

A autônoma Lucila Alves destaca que a ferramenta permite que a população se programe para as precipitações e fique atenta às situações que se apresentem. "Eu recebo as mensagens avisando que terão chuvas e a intensidade delas. Isso ajuda a me preparar, caso eu saia, e também a saber se a área em que eu moro pode estar em risco", explica.

Lucila acrescenta sua observação quanto à praticidade do serviço. "Eu acredito que toda a população deveria ter esse interesse em se cadastrar para receber os alertas por SMS, porque muitas vezes, por conta da correria, nós não vemos notícias em jornais, mas temos o celular o tempo todo em mãos", afirma.

Assim como ela, o assistente administrativo financeiro, Anderson dos Santos, preza pela facilidade e assertividade dos alertas. "Acompanho sempre, com frequência, até porque, a mensagem é automática. Ela já vem na barra de notificação do meu celular, então é muito fácil e simples de utilizar esse serviço", considera o morador do bairro 17 de Março.

Além de se precaver durante as chuvas, Anderson também compartilha as informações recebidas com os familiares. "Sempre fico ligado nas informações, pois é muito importante", comenta Anderson.

Cadastro

Para realizar o cadastro no serviço basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 e incluir, no corpo do texto, o CEP do local sobre o qual deseja receber as informações.

O solicitante receberá uma mensagem de confirmação e estará habilitado para receber os alertas oficiais da Defesa Civil.