Aracaju 168 anos: Órgãos municipais e estaduais alinham segurança para as comemorações

Defesa Social e Cidadania
03/03/2023 17h00

Nesta sexta-feira, 3, órgãos municipais e estaduais estiveram reunidos, na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para alinhar o esquema de segurança a ser executado, nos dias 17 e 18, durante a programação especial do aniversário de Aracaju.

As atrações artísticas, nacionais e locais, se apresentarão na praça dos Mercados, e deverão reunir mais de 20 mil pessoas. Para garantir a tranquilidade da festa, os órgãos atuarão de forma estratégica, na área interna e externa do evento, com ações preventivas e ostensivas.

Participaram da reunião a Semdec, com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Defesa Civil de Aracaju, a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta a atuação integrada entre os órgãos. "Dialogamos sobre o planejamento de segurança que pretendemos implementar no evento, para manter o padrão tanto de segurança preventiva quanto ostensiva. Isso para que todos que vão participar do aniversário da cidade se sintam seguros e a gente tenha um maior conforto para essas pessoas que vão usufruir da programação que a Prefeitura de Aracaju preparou para a comemoração do aniversário da cidade", explicou o secretário.

A Guarda Municipal de Aracaju atuará no perímetro interno do evento, como indica o diretor da corporação, subinspetor Fernando Mendonça. "Teremos um grande efetivo atuante durante o evento e recursos como postos elevados de observação, videomonitoramento e atuação dos nossos grupamentos especializados", pontuou.

A Polícia Civil esteve representada pela coordenadora operacional das delegacias da capital, a delegada Nalile Castro. "Participamos dessa reunião de alinhamento justamente para entender a dimensão e o público estimado, para avaliar, junto à coordenação e à direção, a colocação de uma unidade da Polícia Civil no local", afirmou.

O representante da PMSE, na reunião, capitão Monteiro, do comando da CIPM, avaliou como positiva a integração dos órgãos que fazem parte das forças de segurança. "Nesse momento fica especificada a atribuição pertinente a cada órgão que participará dessa ação", disse.

Em atenção à segurança estrutural do evento, a Defesa Civil acompanhará a montagem das estruturas. "Verificaremos a qualidade dos materiais que serão empregados, assim como realizaremos o acompanhamento durante a programação", acrescentou o coordenador do órgão, Robson Rabelo.