Prefeitura inicia ano letivo nas novas escolas de tempo integral do 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2023 13h15

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início nesta terça-feira, 7, ao ano letivo nas novas unidades escolares de ensino em tempo integral do município, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) em Tempo Integral Maria Ruth Winny Cardoso e a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) em Tempo Integral João Oliva Alves, localizadas no bairro 17 de Março. As duas unidades somam cerca de 500 alunos matriculados, os quais estarão no ambiente escolar diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Essa modalidade de ensino, além de possibilitar o desenvolvimento de mais habilidades e competências com as crianças e adolescentes, proporciona mais tranquilidade para os pais que precisam passar o dia trabalhando fora de casa e que, muitas vezes, não têm onde deixar seus filhos.

“Hoje é um dia histórico para Aracaju, para a Prefeitura e para a Semed, pois entraram em funcionamento as duas escolas que inauguram o paradigma do ensino em tempo integral na rede pública do município. Essas escolas têm uma importância significativa por serem as primeiras de um conjunto de outras unidades que serão inauguradas a partir de agora, com foco na jornada em tempo integral para os nossos estudantes e que traz uma série de benefícios para a população”, destaca o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

Ainda de acordo com ele, com a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, será possível iniciar na Emei “um processo de escolarização que fará com que o aluno se desenvolva de forma mais intensa e melhor”, enquanto na Emef será possível “ampliar os conteúdos curriculares com carga horária maior ou adicionar novos componentes curriculares, a exemplo da dança, música, artes; questões que, no período curricular comum, você não teria condições de fazer com a mesma tranquilidade como na escola em tempo integral”.

A diretora da Emef em Tempo Integral João Oliva Alves, Elainy dos Anjos, explica como esse modelo deve funcionar na prática, com foco no aprendizado e no desenvolvimento das múltiplas inteligências, habilidades e potencialidades no âmbito escolar. 

“A gente vai ter criança o dia todo na escola, entrando às 7h e saindo às 16h. Pela manhã eles vão estudar as mesmas disciplinas do currículo do município de Aracaju e à tarde nós vamos trabalhar com os macrocampos, que são projetos e atividades voltadas ao esporte, desenvolvimento da leitura e de habilidades matemáticas. Também devemos trabalhar a questão do esporte, do desenvolvimento das crianças e de elas terem a oportunidade de experimentar coisas novas, como música e projetos voltados para a preservação do meio ambiente e do patrimônio público”, detalhou.

Para além do desenvolvimento das habilidades dos alunos, a diretora da Emei em Tempo Integral Maria Ruth Winny Cardoso, Silvana dos Santos, destaca ainda outros benefícios proporcionados pela permanência dos alunos no ambiente escolar ao longo do dia. 

“O diferencial é atender demandas das crianças na questão de estar mais tempo nas escolas desenvolvendo suas habilidades e atendendo necessidades básicas como alimentação e higiene pessoal por mais tempo, permitindo também que as mães possam trabalhar com tranquilidade sabendo que estamos tomando conta dos seus filhos em tempo integral”, comenta.

Para a professora do 4º ano da nova Emef, Eliacy Guimarães Félix, a adoção desse modelo de ensino pela Prefeitura de Aracaju é uma grande novidade para a educação do município, uma vez que o ensino em tempo integral pode proporcionar uma melhor relação entre pais e crianças e a dinamização das aulas.

“A expectativa hoje é de todos, da parte diretiva e dos professores. Das crianças nem se fala, uma expectativa maravilhosa e estamos aqui para abraçar esta causa junto com a Prefeitura. Nós sabemos que vai dar certo, porque é tudo para o melhor da comunidade. Falamos de crianças que precisam de alguém que direcione, sendo que muitas vezes os pais precisam trabalhar e será na escola o ponto inicial de tudo”, diz.

Pais satisfeitos
Uma das primeiras mães a levar os filhos para a nova escola foi Edineide Alves de Andrade, com Alef, de 3 anos, que começou as aulas na Emei, e  Angelo, de 7 anos, que vai estudar na Emef. Para ela, o ensino em tempo integral, além de ter melhor qualidade, vai funcionar como grande ajuda para aqueles pais que, como ela, precisam passar o dia trabalhando.

Eu fiquei muito feliz, porque antes meus dois filhos ficavam na escola por apenas meio expediente, daí quando surgiu essa escola eu corri atrás em busca de uma oportunidade. Agora, será muito melhor pra mim, porque eu trabalho, fico o dia inteiro fora de casa. As crianças vão ficar o dia inteiro no colégio e isso me ajuda bastante, assim como às outras mães, além de que eles podem aprender muito mais, com esporte, educação, desenvolvimento da leitura. Assim que começou a construir a escola eu já fui procurar saber sobre ela e logo me interessei no novo modelo de ensino. Quando começou o período de transferência, consegui colocar eles aqui e realmente estou muito satisfeita”, conta.

Viviane Araújo Corrêa trabalha como cuidadora em uma creche particular em Aracaju, e foi com emoção que ela deixou seu pequeno Robert Davi, de 5 anos, na Emef, para seu primeiro dia de aula na nova escola e seu filho mais novo, Luca Levi, de 1 ano, para sua primeira experiência no ambiente escolar na Emei.

“É uma emoção grande, eu mesma já chorei bastante e é muito gratificante para a população, porque essas escolas estão ajudando muitos pais de família que não têm condições de pagar alguém para cuidar dos filhos enquanto trabalha. Para mim, que trabalho o dia todo, estou sossegada, agora sinto que estou segura, vou trabalhar tranquila porque eu ficava preocupada com eles, deixava ele em casa com quem ficava com ele por dois dias e depois não podia ficar mais e agora pra mim é um alívio”, conta.

Tanto na Emei Maria Ruth Winny Cardoso como na Emef João Oliva Alves, as salas contam com ambiente climatizado, lousa digital e ambiente amplo com assentos novos; valorização de áreas verdes. Além disso, tem também brinquedos didáticos adequados para a idade dos alunos e toda a infraestrutura necessária para oferecer um ensino de qualidade para todos.