Secretário da Educação apresenta panorama da rede na Câmara Municipal de Aracaju

Educação
09/03/2023 17h10

Nesta quinta-feira, 9, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, participou de um encontro com os vereadores na Câmara Municipal de Aracaju, e respondeu questionamentos a respeito da gestão da pasta da educação do município. Na ocasião, questões sobre os mais variados temas da educação municipal foram levadas à discussão, desde a oferta de vagas, até os processos de modernização das ações de gestão e das vinculadas ao ensino e aprendizagem.

O secretário deu início às apresentações com a explanação do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju para a Educação do município, pontuando a importância de fazer com que as crianças frequentem a escola, fazendo com que o trabalho escolar garanta o resultado esperado. Em sua exposição, Ricardo destacou o aumento da demanda por vagas por conta da qualidade de estrutura e ensino que é ofertada pela Rede.

“Aceitei prontamente o convite do presidente da Câmara, pois acredito que esse é um espaço democrático para que a gente debata esse assunto tão importante e comum a todos que estiveram presentes, que é a educação. Eu destaco que em todas as fases da Matrícula 2023 houve vagas disponíveis para todas as comunidades da capital. Este ano, há mais ou menos 800 vagas disponíveis na região do Bairro América, por exemplo. Neste sentido, apesar da alta demanda, tivemos a celeridade no processo da matrícula, com o cadastro através do Portal da Matrícula, que fez a capital sair de um sistema em que as famílias dormiam em filas, para um processo de matrícula digno, prático e moderno”, afirmou.

Além disso, o secretário apresentou os perfis das 79 unidades escolares da Semed, os anexos e o aumento populacional na sétima e oitava regiões, que compreendem os bairros 17 de Março, Santa Maria e os da antiga Zona de Expansão. “É necessário frisar que, mesmo com a construção de novas escolas nos bairros que apresentam maior demanda por vagas, nós estamos nos esforçando para a ampliação de mais vagas para essas comunidades, além de permanecer com a excelente qualidade de ensino, que é um dos motivos pelos quais a demanda tem aumentado”, disse.

Ao longo da sabatina, o secretário ainda respondeu acerca dos avanços da educação especial, conquistados por meio da capacitação e formação dos servidores e aproximação com as famílias e alunos, além da redução das taxas de reprovação a partir de um trabalho da Semed, que constatou os componentes curriculares que mais reprovam na rede. Com o desenvolvimento e aplicação de estratégias pedagógicas, ressaltou o gestor, a rede tem obtido excelentes resultados.