Corrida Cidade de Aracaju: atração de atletas de outros estados estimula o turismo na capital

Indústria, Comércio e Turismo
16/03/2023 15h00

O esporte é uma atividade que representa saúde e bem-estar físico e mental para o ser humano. Nesse sentido, uma das modalidades esportivas de grande público e que ganha destaque regional no mês de março, na capital sergipana, é a Corrida Cidade de Aracaju, tradicional competição realizada pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), com grande impacto na cadeia produtiva do turismo. O evento faz parte das comemorações de aniversário de 168 anos da transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, ocorrida em 17 de março de 1855. 

“A competição enche nossas ruas de um colorido especial, com atletas sergipanos e de vários outros estados correndo e conhecendo nossa cidade, movimentando significativamente os mais de 60 segmentos que compõem nossa cadeia do turismo, gerando impacto positivo na economia municipal com a geração de renda e fluxo de turistas para os nossos empresários do setor”, declara Jorge Fraga.

O gestor municipal aproveita para enaltecer o zelo com que a Prefeitura de Aracaju cuida da cidade e a atenção para o turismo na geração de eventos próprios para compor o calendário de Aracaju e aumentar o fluxo de turistas na capital. “A Corrida Cidade de Aracaju é um belo exemplo do que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira proporciona na atração de turistas para a capital e para Sergipe. Através da competição, atletas de outros estados, que vêm acompanhados de familiares e suas equipes técnicas, desfrutam das belezas de uma cidade que é elogiada por todos que a visitam”, avalia o secretário.

Jorge Fraga destaca ainda que a gestão municipal realiza outros eventos de grande público, que incrementam o fluxo de visitantes e a promoção do destino. “É importante observar que além da Corrida Cidade de Aracaju, um sucesso consolidado no meio esportivo, a gestão municipal realiza ainda o Projeto Verão, Forró Caju, Natal Iluminado, Réveillon e apoia outros grandes eventos privados, como o Pré Caju e competições esportivas de Kart, além de eventos corporativos. O resultado de todo esforço e parcerias é uma cidade que desponta no mercado nacional pela qualidade da sua organização e capacidade para receber eventos”, acrescenta o gestor do turismo municipal.

Corrida Cidade de Aracaju
A competição, que neste ano entra em sua 38ª edição, é considerada por publicações especializadas e entidades esportivas como a terceira maior corrida de rua nas regiões Norte e Nordeste. Desde 2017, a competição cresceu em número e qualidade e chegou à marca recorde de 6.000 atletas neste ano, o que representa um aumento de quase 240% em relação ao total de participantes da edição realizada em 2016, que teve apenas 1.780 inscritos.

“A corrida cresce em número de participantes, em organização, em novidades para os atletas, conforto e segurança. O número de inscritos deste ano é resultado da qualidade desse produto que entregamos, temos muito orgulho em afirmar que é a terceira maior corrida de rua do Norte e Nordeste, e logo, logo seremos uma das maiores corrida de rua do Brasil”, afirma, radiante, o secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen. 

Para acolher os atletas e visando promover o Forró Caju 2023, a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) disponibilizou a Marinete do Forró - para somar-se aos 25 ônibus que a Sejesp contratou -, a fim de transportar os atletas para a largada do 5 Km, conforme a instruções abaixo: 
 
Local de embarque dos atletas: Praça Graccho Cardoso (em frente ao Colégio Atheneu Sergipense) na rua Vila Cristina.

Rota do 5 Km: Saída da rua Vila Cristina, percorrendo as avenida Barão de Maruim, Desembargador Maynard, José da Silva Ribeiro Filho e Marechal Cândido Rondon, até as imediações do Condomínio Vila Vitória (logo após o viaduto da Tancredo Neves). Após o desembarque nesse ponto, os veículos retornam ao ponto de origem para transportar outros atletas.

“É uma forma de bem acolher nossos atletas com nossa cultura regional, já dando um start para nosso período junino, especificamente o Forró Caju. Os atletas vão participar da corrida com uma experiência cultural agradável e que vai dar um estímulo a mais para eles na hora da largada”, pontua Jorge Fraga.