Corrida Cidade de Aracaju: atletas elogiam orginazação do evento para entrega dos kits

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2023 15h58

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), começou a entregar, nesta quinta-feira, 16, os kits para os 6.000 atletas que vão participar da 38ª Corrida Cidade de Aracaju, que acontece neste sábado, 18. A retirada ocorre no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva, e pode ser realizada nesta também nesta sexta-feira, 17, das 8h às 20h, e no no sábado, 18, das 7h às 10h.

“Estamos oficialmente começando a Corrida hoje, porque a entrega dos kits já faz parte da programação oficial desse evento. Reservamos o horário de entrega no sábado principalmente para aqueles atletas que vêm de fora do estado exclusivamente para participar da corrida, mas também para qualquer outro competidor que não pôde retirar seu kit antes. Lembro que é importante trazer 1 kg de alimento não perecível para retirar o kit. O primeiro dia foi muito movimentado, como já era esperado, mas também muito organizado, com entrega rápida. Parabenizo toda a equipe que está trabalhando no planejamento e na organização da entrega dos kits, e o clima aqui na Prefeitura já é de festa, proporcionado pela expectativa na Corrida”, declarou.

Atletas que já retiraram seus kits elogiaram a agilidade proporcionada pela organização do evento, a exemplo da professora de Educação Física Mabel Nascimento, de 27 anos. Para ela, a entrega dos kits foi "muito organizada", com "atendimento ótimo e super ágil".
 
"Eu soube que a entrega seria a partir de hoje através do Instagram da Prefeitura, que deixou tudo bem claro sobre o processo. Tanto que nem precisei perguntar mais nada a respeito. Nesta edição vou correr os 5 km, começo assim devagarinho e quem sabe depois, em outra edição, corro os 10 km. Estou muito nervosa e empolgada para sábado. Andei treinando muito e amanhã devo treinar mais uma vez, mesmo sendo um dia antes da corrida. Será um treino básico, leve, se não fico muito ansiosa em casa”, contou.

É possível também solicitar que um amigo, familiar ou terceiro possa retirar o kit no local de entrega, no entanto é necessário apresentação de procuração específica, devidamente assinada pelo atleta, além de documentação de ambos. Isso deve ser considerado também para as assessorias e clubes de corrida, que deverão apresentar uma lista daqueles que terão seu kit retirado, contendo: nome completo, data de nascimento, tamanho da camisa e cópia do documento de identificação de todos os atletas. Iasmin Queiroz, servidora pública, foi uma das pessoas que reuniu esses documentos e retirou seis kits.
 
“Como eu trabalho aqui, o pessoal pediu para eu reiterar os kits. Estou com seis aqui, de familiares e amigos, dois deles vão correr comigo, os 24 km, e o restante vai na de 10 km. Esta é a segunda vez que participo da Corrida Cidade de Aracaju, ano passado também fiz os 24 km. O trecho mais desafiante da competição, pra mim, é logo o início, os primeiros 13 km, que tem muita ladeira e um pouco de calor ainda. Eu comecei a correr meio que por acaso, quando me desafiaram a correr 5 km e depois virou uma terapia. Eu tinha que estar correndo para minha cabeça estar funcionando bem, nisso já faz dois anos e meio que corro”, contou sobre sua trajetória no esporte.

O motorista carreteiro José Augusto dos Santos, de 46 anos, considera a Corrida Cidade de Aracaju a maior competição do estado e, pela ansiedade para percorrer as avenidas da cidade, também chegou cedo para retirar seu kit. Desde 2018 ele participa da competição, e começou a praticar essa atividade física com foco em uma melhor qualidade de vida.

“Estou bastante ansioso, porque a gente treina o ano todo para essa prova. Tem outras aqui no Estado, mas essa, com certeza, é a principal. Eu comecei a correr em busca de uma qualidade de vida melhor, já que a minha profissão exige muito de mim. Por isso, nada melhor do que uma atividade física, para manter a forma e evitar alguns problemas de saúde. Geralmente já tenho os dias de treino certos, para estar em casa e poder participar. Faço parte de um grupo de corrida, daí os treinos ocorrem nos dias de terça, quinta e sábado, com tudo certinho para colocar em prática agora no dia da corrida”, falou ele.

Mesmo quem não vai correr se encontra entusiasmado e apoiando os competidores, como é o caso de Valter Moura, aposentado de 63 anos que retirou os kits da esposa, dos filhos, nora e sobrinho. Ele elogiou a organização para a entrega dos itens e destacou a importância de incentivar e estar sempre junto de todos os competidores que são da sua família.

“Todo mundo da família vai correr junto, no percurso de 24 km ou 10 km. Eu não corro, mas dou total apoio e suporte para eles, costumo até mesmo dizer que sou o principal patrocinador deles”, brincou. Ainda segundo Valter, sua esposa sempre faz o percurso de 24 km, mas em virtude de um procedimento cirúrgico, este ano ela fará o trecho de 10 km.

“Ela corre tem uns 10 anos já. Eu nunca pude correr também, porque tinha problema de joelho, fiz cirurgia e também admito que correr não é o meu forte. A entrega dos kits por aqui está acontecendo de forma tranquila e rápida. Agora é só levar eles no ponto de largada no sábado e esperar na linha de chegada com uma cervejinha na mão”, brincou.

Sobre o kit
O kit será entregue ao atleta mediante apresentação de documento com foto para verificação da inscrição; os inscritos na categoria pessoa com deficiência (PcD) devem apresentar, também, documento que comprove a deficiência.

O kit contém número de identificação do atleta, que deverá ser fixado na altura do tórax, por quatro alfinetes, sendo um em cada extremidade; componente eletrônico (chip), que deve ser utilizado conforme orientação da organização; e a camisa oficial da corrida.
 
A respeito do chip, o atleta deverá conferir os seus dados e testar o equipamento no balcão de retirada dos kits, o que garante a verificação prévia de possíveis problemas no material, a fim de que possa ser prontamente corrigido. Caso o atleta não cumpra com essa orientação, reclamações não serão consideradas.

No dia da corrida, haverá carros baús em cada largada servindo de guarda-volumes para os corredores que desejem armazenar algo que não levará durante o percurso. Todavia, esse material não pode ser algo de valor, a exemplo de celulares. O recolhimento pode ser feito ao término da prova, na linha de chegada.