Corrida Cidade de Aracaju: Marinete do Forró transporta atletas promovendo a cultura regional

Indústria, Comércio e Turismo
18/03/2023 17h19

Como parte da programação de aniversário de 168 da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), realizou na tarde deste sábado, 18, a consagrada Corrida Cidade de Aracaju. Em sua 38a edição, a competição bateu novo recorde de inscritos, com 6 mil atletas, um aumento de cerca de 240% em relação ao ano de 2016, quando foram registrados apenas 1.780 participantes.

Para estimular os atletas com um tom cultural, festivo e acolhedor, a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) disponibilizou a Marinete do Forró para conduzir os atletas do trajeto de 5 Km da competição. Um "gás a mais" para enfrentar os quilômetros de asfalto durante a corrida, disse a atleta Maisha Vitória Aragão Santana.

“A gente está aqui na ansiedade e a Marinete faz com que a gente exalte a nossa cultura do forró, a nossa cultura sergipana. A gente veio pra competir, mas a gente se diverte antes e isso é bom pra se soltar um pouco, quebrar a tensão até a hora de começar a correr pelas ruas da cidade buscando dar o nosso melhor”.

Com a inscrição número 3458, o secretário Jorge Fraga também participou da competição e enalteceu a importância da Corrida Cidade de Aracaju para o turismo na capital. "Eu estou aqui como atleta, vou correr os cinco quilômetros com muita disposição e apreciando durante o trajeto nossas belas ruas a avenidas. A Corrida Cidade de Aracaju teve seis mil inscritos e entre eles mais de mil são de outros estados, gerando fluxo de turistas para os segmentos que compõem a cadeia do turismo”, avalia o gestor.

Acompanhando o trabalho das equipes de retaguarda no transporte dos atletas, o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, destacou a diversidade de ações e parcerias envolvidas na realização da Corrida Cidade de Aracaju. “Já tivemos a literatura de cordel entregue nos kits e agora, com o apoio do secretário Jorge Fraga, estamos encantando nossos atletas com nossa cultura, com a nossa charmosa Marinete do Forró”, elogia o gestor, destacando que a Corrida Cidade de Aracaju é um evento de grande dimensão, realizado a partir de minucioso planejamento.

“É um planejamento muito detalhado, há mais de 6 meses estamos trabalhando, a corrida tem um percurso muito longo, com 6 mil pessoas inscritas e cerca de mil pessoas trabalhando diretamente para a realização do evento. É uma somação gigantesca de esforços de vários órgãos municipais, estaduais, inclusive o exército brasileiro, todos trabalhando para que o evento seja muito bom, mas também muito seguro”, reforça Sérgio Thiessen.

Momentos antes da partida, o atleta Rubenval José Matias improvisou exercícios de aquecimento no ritmo do forró. “Todos os anos eu participo dessa corrida e é uma ideia muito boa colocar um forró pra gente fazer um aquecimento inicial e depois seguir para a nossa largada dentro de um veículo tão cheio de simbologia cultural, estou aqui mesclando exercícios com o ritmo, acho que deu certo”, disse o atleta aos risos.

Na hora da partida, atletas e tripulação da Marinete deram um “Salve, Aracaju!” de parabéns aos 168 anos da capital sergipana. E durante o percurso, o forró continuou com muita animação com o Trio Piauí botando a galera pra dançar e o casal junino Cristiano Dias e Keissy Rodrigues (Quadrilha Junina Cacimba Nova) ensinando os primeiros passos do xote, baião e xaxado aos atletas.

A Marinete do Forró saiu às 13h da rua Vila Cristina, em frente ao Colégio Atheneu Sergipense, percorrendo as avenidas Barão de Maruim, Desembargador Maynard, José da Silva Ribeiro Filho e Marechal Cândido Rondon, até as imediações do Condomínio Vila Vitória, logo após o viaduto da Tancredo Neves, onde os atetas desembarcaram.