Defesa Civil de Aracaju alerta para chuvas moderadas nas próximas 48 horas

Defesa Civil
20/03/2023 15h30

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania(Semdec), emitiu na tarde desta segunda-feira, 20, um alerta de chuva moderada para as próximas 48 horas. O aviso, encaminhado através do Serviço de Alerta por SMS - 40199, objetiva manter a população, especialmente os moradores das áreas de risco, em estado de atenção.

A medida foi adotada com base nos dados meteorológicos do ClimAju, sistema de monitoramento climático utilizado pela Prefeitura de Aracaju. Diante da possibilidade de chuva, as equipes da gestão municipal permanecem de prontidão, para atender às ocorrências que possam ser registradas através do número emergencial 199, como explica o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

“As pessoas devem redobrar o estado de observação e ficar atentas aos sinais, principalmente, às encostas de morro, à inclinação de árvores, recalques diferenciados na estrutura das edificações e aparecimento de rachaduras. Diante dessas situações, o cidadão deve acionar a Defesa Civil o mais rápido possível, para que possamos realizar um atendimento no menor tempo resposta”, salientou o secretário.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as chuvas devem se intensificar à noite. “A expectativa é de que, nas próximas 48 horas, haja um volume de chuva um pouco mais significativo, quando comparado aos dias anteriores. Apesar do caráter moderado, elas podem se intensificar no turno da noite”, disse Rabelo.
 
Em situação de emergência, a população deve acionar o órgão através do serviço 199, serviço disponível em regime de plantão 24 horas.

Serviço de alerta
Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.