Covid-19: Aracaju inicia vacinação com bivalente em profissionais da saúde

Saúde
20/03/2023 15h30

Nesta segunda-feira, 20, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em profissionais de saúde na capital. A vacinação está sendo ofertada em todas as salas de vacina das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos três shoppings da cidade.

Para ter acesso à vacinação em qualquer um dos pontos, o profissional de saúde deve estar munido de RG, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina. A comprovação da profissão deve ser feita com contracheque ou documento de conselho de classe, por exemplo.

A vacina bivalente é recomendada como dose de reforço para quem foi imunizado com, pelo menos, duas doses da vacina contra a covid-19. Para isso, a pessoa tem que ter tomado a última vacina há quatro meses. O imunizante bivalente protege contra o vírus original e suas variantes, incluindo a Ômicron.

“Quem não recebeu nenhuma dose deverá iniciar o esquema vacinal com as doses um e dois e, posteriormente, com a bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente”, explica a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Também estão sendo imunizados com a vacina bivalente pessoas a partir de 12 anos com deficiência e com imunossupressão; idosos a partir de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; grávidas e puérperas; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Conforme destaca a assistente social Lícia Maria Aguiar, para quem atua na área da saúde a vacina bivalente "é muito importante", pois há contato direto com os usuários, que às vezes estão com alguma doença e que não são identificadas no primeiro momento, "daí a importância desta imunização para todos os profissionais da saúde”, enfatiza.

Vacinação Bivalente
De modo geral, as vacinas bivalentes protegem contra mais de uma versão de um vírus. Por exemplo, a vacina bivalente da Pfizer, cujo uso emergencial foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022, aumenta a imunidade contra o vírus original da covid-19 e contém código genético das variantes Ômicron BA.1 e BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes aos das vacinas monovalentes.