Experiência exitosa de Aracaju na vacinação contra covid será exibida em websérie nacional

Saúde
21/03/2023 15h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi escolhida pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) para gravação de websérie baseada no projeto "Estratégias para vacinação contra a covid-19 em Aracaju: planejamento, trabalho e comunicação", premiado no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em julho de 2022, em Mato Grosso do Sul.

A gravação desta websérie sobre a vacinação contra a covid no município de Aracaju é a premiação pelo Conasems do projeto vencedor do congresso do ano passado, de autoria da diretora de Inteligência em Saúde da SMS, Ana Régia Oliveira, que teve como coautoras Taise Cavalcante, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, e Waneska Barboza, secretária municipal da Saúde de Aracaju.

De acordo com a secretária Waneska Barboza, a série foi gravada nas unidades de saúde da rede, em praças, sede da Secretaria, escolas municipais, junto às equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar, na Rede de Frio e Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same). A produção será lançada no próximo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado em julho, Goiânia (GO), e divulgada nacionalmente pela internet.

“Este mês, nos dias 18 a 21, a equipe de produção do órgão esteve em Aracaju gravando com pacientes, profissionais e gestores de saúde. O projeto nasceu com a ideia de divulgar nossas experiências exitosas. Ficamos muito felizes com o reconhecimento e a premiação, foi mais um estímulo para que a gente continue trabalhando, desenvolvendo e inovando não apenas nessa área, mas em todas as demais da saúde. Nosso objetivo era mostrar os resultados positivos que tivemos, fazendo com que ele fosse um exemplo para outros municípios do Brasil. Esta websérie é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e que coloca nossa cidade em evidência no país”, destaca a secretária.

Estratégias de vacinação
Para garantir maior controle e diminuição efetiva dos casos de covid-19, Aracaju cuidou para que a imunização avançasse de maneira célere, com a implementação de estratégias diversificadas.

“O Projeto VacinAju foi criado para facilitar o acesso aos imunizantes e conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Além disso, passou a disponibilizar a vacinação em escolas, nos três shoppings da capital, assim como em todas as Unidades de Saúde e também em praças da cidade. Além da oferta da vacina em pontos específicos, a SMS promoveu ações de busca ativa da população que contribuíram para a ampliação da cobertura vacinal, a exemplo do carro da vacina, drive-thru, parcerias entre secretarias e órgãos públicos, vacinação em espaços públicos, escolas, creches, shoppings, entre outras estratégias”, enfatiza a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante.

Aproveitamento das doses
Para a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde de Aracaju, Larissa Ribeiro, este planejamento contribuiu massivamente para o bom êxito de vacinados. Foram essas estratégias, ressalta ela, que ajudaram que possibilitaram ao município vacinar cada vez mais pessoas e manter a conscientização de que a vacina é segura e protege.

“Desde o inicio da vacinação foram adotadas medidas para que não fosse desperdiçada nenhuma vacina. Para conseguir este bom êxito, houve todo um planejamento logístico, que envolveu a diminuição dos pontos de vacinação para poder gerenciar a distribuição dos imunizantes. Se até o fechamento do pontos sobrasse alguma dose, a equipe tinha algumas listas, seja do VacinAju ou das pessoas que enviaram e-mail justificando a ausência, então eram contatadas indicando o local onde elas deveriam ir para tomar a vacina, e com isso conseguimos evitar o desperdício”, reforça Larissa.

O esforço para aproveitar as doses ao máximo é uma preocupação constante desde a primeira fase da vacinação. A Saúde de Aracaju utilizou essas doses que sobraram para imunizar moradores de rua, trabalhadores da limpeza, estudantes de medicina, idosos acamados e as pessoas que se cadastraram pelo site da Prefeitura.