Equipes da Prefeitura monitoram e atuam em ocorrências registradas por conta da chuva na capital

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2023 19h55

Durante esta terça-feira chuvosa na capital sergipana, 21, a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), tem atuado para atender solicitações da população, além de realizar ações pelos bairros da cidade, com o intuito de mitigar e reduzir prejuízos provocados aos aracajuanos em virtude do índice de precipitação. 

Os pluviômetros da capital registraram nas últimas 48h um acúmulo de 78,9 mm de chuva, sendo 63,1 mm desses apenas nas últimas 24h. A chuva que tem caído na cidade possui características de intensidade moderada e ocorrem em todo o território municipal, o que provocou 14 ocorrências ao longo do dia. Todas elas já foram atendidas pela Defesa Civil, sendo nove de risco de colapso estrutural; três de alagamento; uma de risco de queda de árvore e uma de interdição de dois imóveis no bairro Santa Maria.

“A Defesa Civil monitora a cidade de Aracaju, que registrou ocorrências relacionadas à chuva. Uma parte delas aconteceu no bairro Santa Maria, mas todas já foram atendidas. Estamos monitorando as áreas de alagamento, principalmente nas áreas propícias a inundações. Vale ressaltar que estamos com uma maré de 2,3 nesta terça-feira, combinação que ocasionou na necessidade de interdição do cruzamento das avenidas Acrísio Cruz com Anísio Azevedo temporariamente. Estamos monitorando as áreas de risco de deslizamento de terra e de inundação. As pessoas que residem nessas áreas e precisam de um atendimento da Defesa Civil devem acionar o órgão através do número 199, que funciona 24h. Além disso, temos equipes nas ruas prontas para atender possíveis novas ocorrências no menor tempo-resposta possível”, conta o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado.

Além dos atendimentos realizados pela Defesa Civil, agentes da SMTT trabalharam nas ruas e avenidas da cidade, orientando o trânsito e os condutores sobre a necessidade de dirigir com mais atenção durante o período de chuva. Enquanto isso, as equipes da Emsurb trabalharam ao longo do dia com 90 profissionais atuando em pontos estratégicos e monitorados por equipes técnicas, para evitar o acúmulo de resíduos e materiais nas áreas de risco. Foram feitos serviços de desobstrução de bocas de lobo e fornecimento de apoio operacional. No total, 15 canais da cidade estão sendo acompanhados por essas equipes.
 
O alerta de chuvas na capital sergipana permanece até esta quarta-feira, 22, assim como o alerta para maré alta, fatores que devem ser levados em consideração para que os aracajuanos se mantenham em alerta para possíveis situações de risco. A população deve ficar atenta a esses, como a inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas, o que pode indicar possível movimentação de terra.
 
Além disso, nas residências, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras e afundamentos de piso podem representar riscos para desabamento. Por isso, caso identificados sinais atípicos, o cidadão deve entrar em contato com o órgão através do serviço emergencial 199 ou no telefone 79 98112-7478, para solicitar uma avaliação.