Projeto da rede municipal estreita laços entre as famílias e o ambiente escolar

Educação
22/03/2023 15h53

Estreitar os laços entre os ambientes de ensino e o familiar contribui para o desenvolvimento escolar e pessoal da criança, principalmente, quando essa comunicação trata sobre saúde e bem-estar, temas que fazem parte do dia a dia dos alunos.

É por isso que a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por intermédio da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), desenvolve, anualmente, o Educação com Famílias, um projeto que alcança toda a rede municipal.

A iniciativa possibilita a troca de ideias e experiências sobre temas comumente enfrentados pelos alunos e suas famílias no dia a dia escolar, a exemplo da transmissão de piolho. Mas, para além dessas trocas, a importância da relação família-escola e do acompanhamento dos pais à vida escolar dos filhos é algo ressaltado pelos colaboradores da rede.

“Eu me sinto feliz de fazer esse trabalho. Me sinto gratificada por que eu percebo o interesse deles em entender, em aprender e ouvir o que tenho a dizer, inclusive, participam que na verdade é um diálogo. E eu vejo um retorno muito grande”, diz a colaboradora da rede municipal de ensino Claudiceia Dantas, que conduz a conversa com os pais e os cativa para participação da vida escolar das crianças desde 2019.

Coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, Débora Maia destaca a importância de tratar as questões não como um tabu, mas sim como algo a ser resolvido entre comunidade de pais e escolas. “Um tema que parece ser tão comum, tão trivial, mas que é sempre recorrente, e o diálogo entre as famílias e a rede facilita a resolver de maneira mais rápida e efetiva”, ressalta.

Daniel Maia, que é pai de duas alunas da rede municipal, é um membro ativo nas reuniões de pais e responsáveis e não perde a oportunidade de estar próximo aos assuntos escolares de suas filhas para desenvolver as dicas dadas pelo projeto.
 
“A gente fica muito aberto a saber o que está acontecendo e a procurar algumas coisas que achava não conseguir, mas vai atrás sobre educação, limpeza da criança e coisas muito boas que o colégio traz”, pontua.