Prefeitura e Tribunal de Contas de Sergipe vistoriam obras da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2023 18h00

Nesta segunda-feira, 27, a primeira e terceira etapas da obra de construção da avenida Perimetral Oeste passaram por uma vistoria realizada pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), para verificar o andamento do projeto, que visa interligar o município de Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, atravessando cinco bairros da capital para proporcionar melhorias na mobilidade urbana e na infraestrutura da zona Oeste.

A nova via é um dos principais investimentos da gestão municipal dentro do Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro”, executado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e voltado à melhoria da dinâmica de deslocamento entre os bairros das zonas Norte e Oeste da cidade.

Realizada pelos analistas de controle externo Fábio Augusto e Cássio Dantas do TCE/SE, a inspeção serve para conferir se o andamento da obra está seguindo os parâmetros da regulamentação proposta pelo BID. De acordo com Heloisa Rodrigues, engenheira florestal e coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, cada etapa da obra passa por uma vistoria realizada pelo próprio Tribunal de Contas.

A inspeção é parte do acordo entre a Prefeitura de Aracaju e o TCE para a fiscalização das obras financiadas pelo BID na capital sergipana. Segundo Lucas Argolo, coordenador de Aquisições da Unidade de Coordenação de Projetos do BID, a vistoria é realizada não só na área estrutural da construção, mas também na parte ambiental e social da obra, na região.

“É uma cláusula contratual para que o banco tenha uma parceria de auditoria in loco nas obras e essa inspeção é feita anualmente. O relatório é emitido em abril e sempre antes da emissão o TCE/SE solicita uma inspeção e nós a realizamos em conjunto com a área social, área ambiental, área de obras e aquisições. Eles realizam a visita in loco para ver se as medições estão corretas, e o que está sendo apresentado em virtude do cronograma de pagamento”, detalha o coordenador.

Conforme Heloísa, o parecer apresentado pelos analistas do TCE em relação às obras realizadas pela gestão foi bastante positivo. “A visita foi muito produtiva, nós tivemos um feedback super positivo do Tribunal de Contas, no qual eles verificaram que tudo que está sendo feito em conformidade, a Prefeitura de Aracaju está fazendo com excelência, buscando obras cada vez mais sustentáveis”, afirma.

Etapas
A construção da avenida Perimetral Oeste representa um avanço na requalificação urbana da capital. Realizada quatro etapas, a nova via terá 7,5 km de extensão e conta com investimento de cerca de R$150 milhões.

A construção das etapas 1 e 3 já em execução. Na primeira etapa, que compreende a implantação de um ponte sobre o Riacho do Cabral, entre os bairros Bugio e Soledade, a colocação das estacas já foi finalizada, processo mais complexo e demorado. O próximo passo é levantar a estrutura da ponte, que terá extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura. Já a terceira etapa, inicia no bairro Lamarão, divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, e se estende até o Jardim Bahia, no bairro Soledade e terá 4,4 km de extensão.

Em breve, a Prefeitura de Aracaju iniciará as obras da segunda etapa, que interligará os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção situada logo após a ponte do Riacho do Cabral, trecho que chegará até o limite com Nossa Senhora do Socorro, nas imediações da avenida Lauro Porto. Na quarta etapa, será feito um alargamento da avenida Juscelino Kubitschek, no trecho situado entre a avenida General Euclides Figueiredo e o Terminal de Integração do Maracaju.