Prefeito autoriza reforma e ampliação de escola no Areia Branca: estamos qualificando a educação de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2023 19h31

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, localizada no bairro Areia Branca, Zona de Expansão, será completamente reconstruída. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na tarde desta segunda-feira, 27, o início das intervenções para reforma e ampliação da unidade de ensino, ampliando a oferta para a comunidade. Com investimentos na ordem de R$ 6 milhões, o projeto transformará a Emef em um novo prédio, com dois pavimentos, para atender 850 alunos. Ao autorizar a obra, Edvaldo honra mais um compromisso firmado com os aracajuanos.

"Este é mais um sonho que estamos tirando do papel, revelando o nosso compromisso com a educação de Aracaju. Temos trabalhado muito para qualificar a área educacional do nosso município, e, neste processo, a reestruturação dos espaços físicos das unidades de ensino tem sido uma grande prioridade. No caso desta escola do bairro Areia Branca, por exemplo, a sua estrutura era muito precária e uma reforma não seria o suficiente. Então, o que faremos, na verdade, é construir, praticamente, um novo prédio, com dois pavimentos, 15 salas amplas e todos os equipamentos necessários para assegurar um ensino de qualidade aos mais de 800 alunos que poderão estudar aqui, após a conclusão da obra", afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que a unidade de ensino terá os mesmos padrões "das escolas que foram inauguradas recentemente". "Realizaremos uma grande obra e, ao final, ela será tão linda quanto a escola de ensino integral que entregamos na semana passada, no bairro Santa Maria. Temos um modelo de ensino muito bem desenhado e o nosso sonho é que ele seja implementado em toda a nossa rede, elevando o padrão de ensino nas escolas de Aracaju. Essa é a nossa prioridade e trabalharemos de maneira incessante para alcançá-la", reiterou.

Nova escola

A reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentino Menezes terá o prazo previsto para execução de um ano. Para a realização do novo projeto, o antigo prédio foi completamente demolido. Com isso, o local, de aproximadamente, 2.443,22 metros quadrados, abrigará uma nova unidade, com dois pavimentos - inferior e superior -, após a conclusão. A nova Emef contará com 15 salas de aula, laboratório de Ciências e Matemática, sala de atividades, sala de leitura, brinquedoteca, espaço multieventos,  sala de recursos, quadra poliesportiva e parque infantil.

O novo prédio terá, ainda, cozinha, refeitório, áreas de convivência, horta e cumprirá com todas as normas de acessibilidade, atendendo aos alunos com necessidades especiais de locomoção. Com capacidade para atender, atualmente, 507 alunos, a escola ampliará a sua capacidade para 850, após a obra. Serão investidos R$ 6.473.262,64. "Na linha histórica da Educação de Aracaju, estamos passando por uma verdadeira revolução. O prefeito Edvaldo tem empreendido esforços de todas as naturezas, inclusive, financeira, para fazer com que a rede de expanda, com modernidade. É o caso da Emef Florentino Menezes, uma escola estratégica que atende as crianças e adolescentes da Zona de Expansão", informou o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

O secretário acrescentou ainda que, com a realização da obra, a Prefeitura "cumpre o compromisso com a população aracajuana , de ofertar uma educação de qualidade, cada vez mais ampla, às pessoas que moram no município". "No caso desta escola, por exemplo, vamos sair de uma oferta de 500 para mais de 800 vagas. Neste sentido, estamos assegurando que os aracajuanos possam ter acesso às escolas da rede pública municipal, com a qualidade que merecem. Então, esta data tem um simbolismo muito grande. É mais um presente que a Prefeitura entrega à população e acredito que, muito em breve, estaremos aqui, novamente, para inaugurar a unidade de ensino", frisou.

Enquanto a obra é executada, as aulas dos alunos matriculados na Emef Florentino Menezes serão mantidas em um prédio localizado no bairro Atalaia. O transporte dos estudantes está sendo realizado pela Prefeitura de Aracaju.