Novos Creas e Casa Lar ampliarão assistência social no 17 de Março e Santa Maria

Obras e Urbanização
03/04/2023 11h41

Com o objetivo de constituir um polo de assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade e atender a este público nos bairros 17 de Março e Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju dá continuidade à construção de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e uma Casa Lar.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução dos projetos, está concluindo o revestimento dos banheiros e o cabeamento das instalações elétricas e realiza pintura nos dois prédios.

Ambos estão em fase final, mas a Casa Lar, em estágio um pouco mais avançado, já conta com locação de esquadrias de alumínio, implantação de louças e metais e o revestimento da fachada.

Para construir estes equipamentos fundamentais para o acolhimento a pessoas com direitos violados, como mulheres, idosos e crianças, a Prefeitura investe R$ 1,7 milhão, fruto do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao programa municipal "Construindo para o Futuro".

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as ações da gestão, sobretudo as ligadas às obras, demonstram a preocupação em garantir direitos básicos à comunidade.

“Temos realizado um trabalho importante, desde obras de infraestrutura a reformas de escolas, passando por revitalização de praças e a construção da Maternidade Lourdes Nogueira e Unidades Básicas de Saúde. Nosso foco é garantir, de vários modos, o direito à população, seja à educação, saúde, lazer, cidadania, assistência, qualidade de vida ou saneamento básico. Para isso, há toda uma soma de esforços das secretarias e outros órgãos do município. O Creas e Casa Lar são parte dessa proposta, e em breve prestarão assistência qualificada na região em que estão sendo erguidos”, explica o gestor.

As unidades terão uma área de cerca de 300 m². O Creas contará com recepção, salas de atendimento familiar, de atendimento individual e multiuso e áreas de serviço, vivência e circulação. Já a Casa Lar será equipada com salas de estar, jantar e estudos, cozinha, alojamentos masculino, feminino e de cuidadores e varanda. Em comum, terão depósitos, áreas de vivência e serviço, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, acessibilidade e jardins.

Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. A partir de uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casa Lar
Aracaju possui quatro Casas Lares, equipamentos de acolhimento institucional gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que atendem a crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e idosos em situação de violação de direitos.

Essas unidades abrigam poucas pessoas e têm o funcionamento de uma casa normal, na qual os cuidadores sociais ofertam alimentação, medicamentos, banho, dentre outras funções. O dia a dia dos moradores de uma Casa Lar conta com trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas.