Saúde de Aracaju alerta para crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças

Saúde
05/04/2023 09h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju alerta para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da mudança climática provocada pela chegada do outono.

Na última semana, do dia 26 de março a 1º de abril, foram registrados 1.975 atendimentos por queixas respiratórias na rede municipal de saúde. Esse número é crescente desde a segunda quinzena de março, quando foram atendidas 1.308 pessoas.

A taxa de positividade de covid-19 também subiu. De 3,6% para 6,8% na semana de 26 de março a 01 de abril, de acordo com o boletim de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces da SMS.

Segundo o documento, o período registrou 23 hospitalizações, das quais 13 pacientes iniciaram os sintomas na mesma semana. A faixa etária de maior observância de atendimento é em crianças entre 0 e 9 anos, com 16 pacientes,o que equivale a 69,5% dos hospitalizados do período.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, alerta para a importância de se manter o cartão de vacina de crianças e de idosos, públicos vulneráveis, atualizados contra Covid e Influenza. Na capital, o índice de imunização contra Covid em crianças de 6 meses a 4 anos ainda é baixo, apesar das diversas ações de vacinação realizadas.

Aracaju tem 49.956 crianças entre 6 meses e 4 anos aptas a receber o imunizante e apenas 15.125 receberam a primeira dose. Com segunda dose, o percentual chega a 49,15% de imunizados. A dose de reforço ou terceira dose para esse público alcançou ainda menos crianças, com apenas 892 vacinados dos 3.761 que já podem receber a dose.

“É importante que mães, pais e responsáveis mantenham a carteira de vacinação da criança atualizada, assim vamos prevenir as doenças respiratórias, sobretudo a proliferação da gripe tão freqüentes nas estações de outono e inverno. Além disso, evitar ambientes fechados, aglomerações e utilizar máscara de proteção facial são fundamentais”, declarou a gestora.

Ela também chama a atenção que por mais que a covid-19 atinja com maior intensidade os adultos, os pequenos não vacinados também correm um risco importante de contrair a doença. “A melhor forma de proteção é tomar a vacina e usar máscara”, concluiu Waneska Barboza.

Casos
A SMS tem monitorado o aumento de atendimento por Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças nas redes de Urgência e de Atenção Primária. Em março, o hospital municipal Fernando Franco registrou 1.451 atendimentos, entre crianças e adultos.  No mês de fevereiro, foram 897 atendimentos, o que aponta um crescimento de 61,76% .  
A pediatria da Unidade funciona 24 horas, de domingo a domingo, com três pediatras por turno.