Emsurb estabelece novos diálogos junto à Rede de Catadores de Reciclagem de Aracaju

Serviços Urbanos
14/04/2023 21h00

Na tarde desta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reforçou o interesse em estabelecer novas iniciativas juntos aos representantes da Rede, a Associação de Cooperativas de Aracaju, para o desempenho de serviços que envolvem a coleta, transporte, triagem, processamento e, principalmente, a destinação final de resíduos recicláveis e reutilizáveis na capital. 

“Há uma preocupação da gestão pública em reacender as iniciativas ligadas à reciclagem, a fim de beneficiar o cooperado e catador com uma renda justa por meio do seu trabalho. A princípio, visamos formalizar as ações diárias de coleta desses catadores, por meio do fortalecimento das cooperativas e, dessa forma, conseguirmos atingir índices maiores de recolhimento de resíduos recicláveis e atender o que preconiza o código de limpeza urbana e ambiental," afirmou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

O diretor de Operações da empresa municipal, Vinicius Almeida de Melo, esclarece que o papel da Emsurb é unir as demandas que envolvem o estímulo às atividades de cunho social e valorização da ocupação do catador. “Enquanto órgão público, este é o momento de ouvirmos e construirmos novas possibilidades para os catadores de recicláveis, através da coleta seletiva. Esse diálogo inicial visa estabelecer uma parceria com a rede para o gerenciamento desses serviços de limpeza urbana, fundamentada nos 4Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar”, pontuou.

Na ocasião, a gestão municipal e os representantes das cooperativas integradas à Rede estabeleceram diálogos necessários, destacando a importância do fortalecimento interno dessas ações para promover mais resultados externos, o que inclui a transformação da vida financeira dos cooperados e catadores de resíduos mediante a valorização do trabalho. 

Antiga integrante da primeira Cooperativa dos Agentes de Reciclagem de Aracaju (CARE), Vaneide Ribeiro, 57, trabalhou durante 15 anos como catadora e contribuiu para o encontro através da sensibilidade e de uma vasta experiência adquirida junto aos catadores de resíduos. Ela revelou quais são as suas expectativas para os próximos meses, diante do diálogo estabelecido entre a Emsurb e os representantes.
 
“O objetivo do catador é defender o catador. Então, vamos tirá-los das ruas. Em um cenário diário, é comum que essa atividade de coleta seletiva seja iniciada logo na madrugada. Desta maneira, é necessário estabelecer projetos de reconhecimento dos seus serviços, fornecer segurança, estrutura e uma vida digna, para que essa comunidade seja protagonista de suas conquistas”, comentou. 

O técnico da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Adriano Santos, comentou sobre como é importante trabalhar as bases das cooperativas, para que a Rede possa dar os primeiros passos e contribuir com o potencial da cidade de Aracaju, junto à valorização do trabalho sustentável.
 
“Nós buscamos a estruturação da Rede por meio desse contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Aracaju. Diante disso, é necessário fazer a articulação das cooperativas para a gente poder trabalhar da melhor forma possível com todas elas, de maneira justa, prática e profissional, pois o nosso objetivo é alcançar cada meta estabelecida no documento”, concluiu.