Prefeitura realiza monitoramento e promove ações para a cultura de paz nas escolas

Educação
20/04/2023 15h50

Nesta quinta-feira, 20, a equipe gestora da Secretaria Municipal da Educação (Semed) visita escolas da rede para acompanhar o bom andamento das aulas. As visitações dos gestores são atos frequentes no cotidiano escolar do município, mas foram intensificadas neste dia.
 
Por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, o efetivo da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está reforçado nas unidades escolares. De acordo com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, tudo está ocorrendo de forma tranquila, com as crianças sendo recebidas em suas escolas com muito amor, carinho e sendo acolhidas pelos seus professores e gestores.

"Da mesma forma que ocorre na nossa rotina escolar, hoje estamos contando com a presença ostensiva da Guarda Municipal e de seus Anjos Azuis, verdadeiros parceiros na construção de uma educação melhor no município, mas de maneira ostensiva para ajudar na tranquilidade das unidades de ensino. E é com muita alegria e honra que estou acompanhando mais um dia letivo e vejo que está ocorrendo na mais absoluta tranquilidade", afirma o secretário.

Diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça ressalta que as escolas da rede já contam com a presença constante de guardas municipais, tanto através da Ronda Escolas, como do projeto Anjos Azuis, este que trabalha a cultura de paz e o combate à violência através de ação lúdica.

"Hoje, estamos intensificando as ações da GMA nas escolas, como já tem sido feito nos últimos dias, de forma a trazer maior tranquilidade e segurança a todos que participam deste ambiente. Nossa ronda está trabalhando em todas as unidades de ensino, trazendo os Anjos Azuis para fazer apresentações e interagir com a comunidade escolar, para que todos possam transitar com a segurança que já é proporcionada, todos os dias, por nós", destaca o subinspetor.

A secretária adjunta da Educação de Aracaju, Maria Antônia Arimateia, conta que os alunos estão sendo recebidos nas escolas pelos profissionais da Educação, da Guarda Municipal, e que está sendo muito importante continuar o dia de trabalho com atenção, mas dentro do que foi planejado e é previsto. 

"Tudo está ocorrendo com sua programação normal, dentro do que é habitual no fazer pedagógico. É um momento em que estamos concentrando nossas atenções e reforçando nossa programação nas aulas, mas também na segurança das escolas. Todos nós estamos juntos e empenhados em cuidar das nossas crianças e colaboradores", evidencia a secretária adjunta. 

Escolas municipais da rede também promoveram algumas ações para promoção à cultura de paz, como é o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria. Os alunos da unidade de ensino contaram com a parceria da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed) para contação de histórias aos alunos do 1º ao 3º ano. Professora polivalente da Emef, Eliane Vieira diz que esta é uma das iniciativas idealizadas no projeto Oviêdo em Movimento, onde são trabalhados valores como empatia, paz, respeito, tolerância, entre outros.

"Através da contação de histórias, musicalidade e outras atividades, tratamos valores importantes com os nossos alunos. Não existe educação sem paz. Então, a cada 15 dias abordamos um tema e nós, professores, também somos orientados a trabalhar esses assuntos em sala de aula, com os estudantes. Nosso intuito é que eles repliquem esse aprendizado lá fora, enquanto cidadãos da sociedade. Hoje trouxemos essa contação de histórias e musicalidade para despertar, ainda mais, as boas emoções", relata a professora.

Diretor da Emef Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, Marcos Barbosa evidencia a presença de diversos meios de segurança entre as unidades de ensino da rede.

"Nossas escolas da rede possuem vigilância eletrônica, os alunos já viram os guardas mais uma vez, já os abraçaram. Eles estão sempre aqui nos orientando e ajudando. A Anísio vive mais uma manhã tranquila. É um dia normal de aprendizado e a gente agradece ao apoio da Semed e das forças de segurança", explana o gestor escolar.

Na Emef Jornalista João Oliva Alves, do bairro Santa Maria, a mãe Maria Feitosa diz estar deixando os filhos na escola com tranquilidade porque sente que eles estão seguros.

"É muito importante a presença da Guarda Municipal aqui, por isso estou bem mais tranquila e trazendo as crianças aqui sem preocupação", declara Maria.