Professoras da rede municipal representam Aracaju em evento do Inep realizado em Recife

Educação
20/04/2023 17h13

As professoras Cláudia Simone Vasconcelos, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, e Rosângela Bispo Silva, do Emef Rachel Cortes Rollemberg, foram selecionadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), para a pesquisa Alfabetiza Brasil, que ocorre entre os dias 15 e 23 de abril, em Recife (PE). As duas docentes foram escolhidas por terem se destacado nos resultados das últimas provas diagnósticas realizadas pela rede.

O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de ouvir e dialogar com os alfabetizadores para compreender quais os conhecimentos e as habilidades para que uma criança esteja alfabetizada. Participam da pesquisa 341 professores de todas as capitais do país e de mais 291 municípios.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Patrícia Tavares, explica que a escolha das professoras da rede atendem aos critérios de participação do Inep. 

"As docentes cumprem os critérios requisitados, que são ter graduação em pedagogia, experiência docente mínima de cinco anos em turmas de Alfabetização, atuação em turma de 2º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2023 e ser reconhecido pela comunidade escolar pela qualidade do trabalho desenvolvido como alfabetizador. Cabe ressaltar que as escolas de lotação das professoras apresentam bons resultados nas turmas de anos iniciais", detalha Patrícia.

A professora Rosângela Bispo explica que a pesquisa também tem a importância de proporcionar a construção de um modelo de avaliação e de ensino.

"Esta iniciativa reconhece e valoriza o trabalho dos professores avaliadores e alfabetizadores, especialistas no assunto, nos dando subsídios para um padrão avaliativo dos estudantes brasileiros e fornecendo aporte para o planejamento e a execução de políticas educacionais voltadas à alfabetização", destaca Rosângela. 

O padrão avaliativo ao qual a professora cita, refere-se a resultados da pesquisa que serão utilizados para definir um padrão nacional de avaliação da alfabetização dos estudantes, e ajudará, ainda, na formulação de uma política pública nacional de alfabetização. Os resultados estão previstos para serem divulgados em maio.

"Nossa participação nesta pesquisa representa o protagonismo e a valorização que os professores merecem, colocando-os no palco das decisões e reconhecendo como sendo eles os principais especialistas para parâmetros da avaliação para a alfabetização. Nos sentimos honradas por termos sido selecionadas para esta pesquisa que trará resultados bem positivos. Foi uma experiência marcante que nos serviu para continuar dando o nosso melhor na profissão", explica a professora Cláudia Vasconcelos.