Prefeitura fomenta o turismo esportivo apoiando o Campeonato do Nordeste de Kart

Indústria, Comércio e Turismo
21/04/2023 14h19

Teve início nesta quinta-feira, 20, e segue até o próximo sábado, 22, a 3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, no kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla da Atalaia. A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju e reúne mais de 600 visitantes, entre pilotos, equipe técnica, familiares e admiradores da modalidade esportiva. 


Nesta etapa, a competição conta com 97 pilotos, divididos em 10 categorias: Júnior Menor, Cadete/Mirim, Graduados, Novatos, Super Sênior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Novatos, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master. 

O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, enaltece a realização do Campeonato do Nordeste de Kart na capital e reafirma o apoio da Prefeitura de Aracaju para a realização de eventos na cidade. Segundo o gestor, essa é uma das metas contidas no Planejamento Estratégico da gestão, como forma não só de estimular o segmento de eventos, sejam esportivos, culturais ou corporativos, mas, também, para gerar fluxo turístico e aquecer a economia municipal.

“Turismo de eventos é a chave para manter a cidade movimentada de turistas durante os vários períodos do ano. Com o Campeonato do Nordeste de Kart, temos cerca de 600 turistas se hospedando em nossos hotéis, se alimentando em nossos bares e restaurantes, consumindo produtos da nossa gastronomia, nosso artesanato e conhecendo a estrutura que nossa cidade tem para receber visitantes. Turismo de eventos é uma estratégia que temos para movimentar a cidade em todos os períodos do ano”, ressalta. 

Muitos pilotos vêm a Aracaju pela primeira vez, mas, outros, já participaram de outras competições. É o caso do piloto paulista Bruno Grigatti, que conhece o kartódromo Emerson Fittipaldi desde sua inauguração, em 13 de dezembro de 2002. Para ele, um kartódromo com uma bela estrutura e ótima localização. “A pista é bem localizada, de frente para a Orla, tem vários restaurantes, bares e as pessoas que vêm conseguem se divertir e fazer uma mescla de atividades esportivas e culturais. Aqui é muito bom de vir e pretendo vir ainda para explorar mais as belezas da cidade”, promete.

No “Parque Fechado”, local onde todos os pilotos se reúnem com seus times para ajustes nos karts e orientações, as equipes colocam o Kartódromo Emerson Fittipaldi no pódio entre os melhores do país.

“Vocês estão de parabéns, têm um kartódromo com uma infraestrutura espetacular, com certeza é um dos melhores do Brasil. Normalmente as outras cidades colocam seus kartódromos bem distantes e vocês colocaram o Kartódromo Emerson Fittipaldi em uma das melhores praias do Nordeste”, observa o baiano, de Salvador, Verivaldo Filho.

Opinião compartilhada pelo filho, o piloto Verivaldo Lobo. ¨Concordo com meu pai, é um dos melhores Kartódromos do país, sim, com metragem maravilhosa, espaço em volta é muito bom, a localização com essa Orla maravilhosa, tem muita coisa boa, e a galera é muito receptiva. Então, o que posso dizer é que adoro tudo isso aqui, o povo é muito amistoso, como o baiano. Eu me sinto em casa quando estou em Aracaju”, declara.

Além de enaltecer as qualidades do kartódromo, o piloto paraense Marcos Farah revela uma predileção para curtir os bons momentos da vida com a família: o Nordeste! E Aracaju já está em sua planilha de viagens. “A cidade como um todo é muito agradável e a receptividade do povo é fantástica. É a segunda vez que nossa equipe participa de competições aqui e pretendo voltar em outra oportunidade, fora de competição, para apreciar melhor a cidade. Eu adoro o Nordeste, adoro Aracaju e vou trazer minha família para conhecer melhor os arredores e as lindas praias desta cidade, já está em meus planos”, diz o piloto com o sorriso carimbando o carinho pela capital sergipana. 

Satisfeito por mais uma etapa do Campeonato do Nordeste de Kart em solo aracajuano, o dirigente da FSA, Kennedy, Fonseca, agradece o apoio que sempre recebe da gestão municipal para as competições realizadas pela entidade. “Quero mais uma vez agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira, a Secretaria do Turismo, a do Esporte, Emsurb e demais órgãos municipais envolvidos no evento. A Federação fica muito satisfeita em trazer mais um Campeonato do Nordeste de Kart para nossa cidade”, agradece o dirigente.

“Parabenizo o presidente Kennedy Fonseca por colocar o automobilismo sergipano no radar nacional. Eventos como esse projetam nossa cidade, atraem turistas e têm nosso apoio”, afirma o secretário Jorge Fraga.