Comunicação Social

Prefeito anuncia novo secretário de comunicação

Comunicação Social
06/08/2009 11h11

Nesta quinta-feira, 6, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou o nome do novo secretário municipal de Comunicação, que substituirá o publicitário Rafael Galvão. O cargo será ocupado pelo jornalista e ex-diretor de redação do Jornal da Cidade, Marcos Cardoso, que ao longo de uma carreira de 23 anos se projetou como um dos mais conceituados profissionais do jornalismo sergipano. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A posse do novo secretário está marcada para a próxima segunda-feira, 10, às 10 horas, no mesmo local.

De acordo com o prefeito, há algum tempo ele pensava em quem poderia assumir a Secretaria Municipal de Comunicação depois da saída do jornalista e publicitário Carlos Cauê, que assumiu a pasta no Governo do Estado e agora contará com Rafael Galvão na diretoria de marketing.  "A prefeitura tem se revelado um celeiro de craques e com a ida de Rafael para a Secretaria de Estado da Comunicação teríamos que escolher um talento à altura, que continuasse consolidando a atual política de comunicação diante do mundo globalizado", ressaltou.

Depois de sucessivas investidas, Edvaldo Nogueira conseguiu trazer para o município um nome que correspondesse às expectativas e compreendesse os valores do governo municipal.  "Marcos Cardoso é da geração que trabalhou contra a ditadura e participou do surgimento do novo jornalismo, que reflete os interesses da sociedade. É um homem de caráter firme, de inteligência extraordinária. É um talento que eu tenho a felicidade de poder contar e, com certeza, de forma muito competente, irá realizar um grande trabalho", enfatizou o prefeito.

Visivelmente emocionado, o jornalista Marcos Cardoso declarou que este é um dos desafios mais importantes da sua vida.  "Não porque seja difícil o cargo, mas pela forma radical como estou dando uma guinada na carreira. Sempre trabalhei em veículos impressos, televisões , revistas e militei na imprensa em cargos de direção e escrevendo, que é uma coisa que gosto de fazer e sei fazer bem. Essa mudança é radical e vou ter que me adequar e ver como tudo funciona. Sei que a prefeitura é transparente nas suas ações e isso pra mim é fundamental, pois facilitará meu trabalho", destacou.

Sobre o motivo de sua saída do Jornal da Cidade, o jornalista alegou que o fato de ter passado muito tempo em um local gerou a necessidade de encarar novos desafios. "Eu estava há 10 anos no Jornal da Cidade, mas a vida oferece novos desafios e tem uma hora que a gente não pode fugir deles. Estou disposto a encarar e fazer o melhor na Secretaria Municipal de Comunicação", afirmou.

Currículo

Marcos Antônio Araújo Cardoso, 46 anos, é natural de Aracaju. É formado em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit) há 21 anos e pós-graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, instituição da qual é funcionário concursado desde 1993. Foi professor do curso de jornalismo da Unit e coordenou o laboratório Ciência Press, de divulgação de notícias científicas, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Marcos Cardoso trabalhou no Jornal da Manhã, Jornal de Sergipe, Cinform, A Tarde (BA), TV Aperipê, TV Jornal (Manchete) e TV Sergipe. Trabalhou como correspondente free-lancer da revista Veja e atualmente era diretor de redação do Jornal da Cidade, além de ser colunista do Portal Infonet. 

Foi premiado duas vezes como o melhor jornalista do ano pela Associação Sergipana de Imprensa (ASI). O jornalista lançou recentemente o seu terceiro livro, intitulado ‘Sempre aos Domingos - Antologia de textos jornalísticos', uma coletânea de 73 textos jornalísticos escritos ao longo da profissão.

Presenças

Compareceram ao anúncio o vice-prefeito Silvio Santos; os secretários municiais de Governo, Karla Trindade, de Finanças, Jeferson Passos, de Saúde, Marcos Ramos, e de Gabinete, Bosco Rolemberg; e o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê; os vereadores Ivaldo José, Morito Matos, Chico Buchinho e Waldir Santos; a deputada estadual Tânia Soares e a coordenadora estadual e nacional da Central de Movimentos Populares (CMP),Roseane Patrício de Lima Santos, além de jornalistas e publicitários.