Cabines de desarmamento reforçam a segurança dos forrozeiros

Direto da Festa
28/06/2012 22h48

Por Bruna Guimarães

Para garantir a segurança dos forrozeiros que vêm curtir as noites na Praça Hilton Lopes, foi proibido o porte de armas durante o Forró Caju. Para acessar o espaço montado entre os mercados municipais, é obrigatória a revista e a entrega de armas em um dos pontos da Polícia Militar.

Cabines de desarmamento foram instaladas ao lado das entradas que dão acesso ao espaço do forró. Nelas são feitos os cadastramentos, recolhimentos e devolução das armas àqueles que têm registro.

De acordo com Sérgio Braz, segundo tenente da Polícia Militar e um dos participantes da equipe de planejamento das cabines, o processo é simples. “As pessoas chegam munidas de documento de identidade, deixam as armas e na hora da saída, é só apresentar o canhoto que a arma é liberada”, explica.

Detectores


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) revista o público que chega para o Forró Caju nas três entradas da festa, passando detectores de metal. “Durante esses treze dias de festa, não houve nenhuma apreensão de arma de fogo”, conta o tenente Sérgio. “E caso alguém seja encontrado com armas de fogo sem o porte, é feita a prisão em flagrante”, esclarece.

No caso das armas brancas, o tenente explica que a pessoa é encaminhada para a cabine da Polícia Civil, onde é feito o registro da ocorrência, o indivíduo é conduzido para a Delegacia Plantonista. “Essas armas encontradas são encaminhadas para o Comando de Policiamento da Capital (CPC)”, afirma.