Jovens aprendizes são capacitados para atuar como agentes ambientais

Serviços Urbanos
27/07/2012 16h18

"Esse é meu primeiro emprego. A gente fica um pouco nervoso no começo, porque lidar com as pessoas não é fácil, mas é uma experiência boa, já que conversaremos com quem nem conhecemos", confessa Luan Vinícius. Aos 18 anos, em sua primeira oportunidade profissional, o jovem aprendiz terá a possibilidade de, simultaneamente, aprender e ensinar à população sobre o trabalho da coleta seletiva na capital sergipana, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e com a colaboração cidadã.

Luan faz parte da nova equipe de agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa!', iniciativa atuante da PMA que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conscientiza e orienta a população sobre os benefícios da coleta para o meio ambiente e a limpeza e salubridade do município. Na manhã desta sexta-feira, 27, a Emsurb promoveu uma capacitação na sede da empresa, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), aos 26 novos jovens aprendizes contratados anualmente pela empresa Torre para a execução do projeto.

"O treinamento dos agentes é necessário para a renovação da equipe do ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa!'. O trabalho deles tem a duração de um ano, e hoje estão reunidos aqui 26 novos aprendizes que irão trabalhar no projeto nesse período. Nós passamos slides, explicamos sobre o trabalho da coleta e a diferença entre lixo seco e úmido, mostramos o questionário que eles irão aplicar nas casas e como deve ser feita essa abordagem", explica a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti.

O jovem estudante do 2º ano do ensino médio entende que além de ocasionar uma perda gradativa da timidez, o trabalho de agente ambiental é uma primeira chance que ele terá em aprender como proceder com o cidadão, para quando futuramente surgir a possibilidade de atuar com vendas ou atendimento ao público. "Além disso, estaremos conscientizando as pessoas, ensinando a separar seu lixo corretamente e diminuir os danos à natureza", comenta Luan Vinícius.

Há dois anos como educadora ambiental, Aldrey Karine conta que a faixa etária dos jovens aprendizes vai dos 18 aos 23 anos. "Desde a semana passada eles estão em treinamento nas ruas, aprendendo na prática com os agentes mais antigos. Percebo que são jovens interessados em fazer o melhor trabalho educativo possível. O setor social da Torre, em parceria com os educadores, fez seleção deles com base na desenvoltura durante as dinâmicas e suas características nas relações interpessoais", afirma Karine.