Prefeito participa de entrega de órteses, próteses, andadores, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos pelo Governo do Estado

Agência Aracaju de Notícias
19/12/2007 16h04
Início > Index.php > Prefeito participa de entrega de órteses, próteses, andadores, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos pelo Governo do Estado

Mais de 2.500 pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção receberam hoje, quarta-feira, órteses, próteses, andadores, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos adquiridos pelo Governo do Estado. A solenidade de entrega aconteceu no Espaço Emes e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que, ao lado do governador Marcelo Déda, testemunhou momentos de muita emoção vividos por quem há anos aguardava os benefícios. A fila de espera se acumulava desde 2003 e foi completamente zerada pela Secretaria de Estado da Saúde, com um investimento de R$ 3,3 milhões.

"Antes, o Governo do Estado não fazia a fila andar, o que prejudicava enormemente aqueles que precisam desses aparelhos. Neste ato, o governador Marcelo Déda promove a inclusão de centenas de pessoas. Eu, como prefeito, fico muito feliz em presenciar este momento e de também adotar no município de Aracaju uma política de respeito às pessoas com deficiência", frisou Edvaldo Nogueira.

Entre os contemplados, estavam cerca de 700 pacientes de Aracaju. Cidadãos como Antônio Alves dos Santos e sua filha, que nasceram sem uma perna e enfrentavam enormes dificuldades. "A vida era muito complicada e agora que ganhamos nossas próteses, nós dois vamos viver com mais conforto e tranqüilidade, para podermos começar uma nova fase. Foi uma grande conquista, um grande presente que recebemos, a realização de um sonho", disse Antônio Alves.

Apesar de serem recebidas como presentes, as órteses, próteses, aparelhos auditivos e meios auxiliares de locomoção são um direito dos beneficiados, como fez questão de ressaltar o governador Marcelo Déda. "É uma obrigação nossa atender com dignidade, igualdade e respeito todos os cidadãos que precisam da atenção do poder público. Isso não é um presente nem um favor, e sim o resultado da aplicação responsável e eficiente dos impostos que todos vocês pagam", destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que se emocionou durante a solenidade, a sensação naquele momento foi de dever cumprido. "Apesar de todas as dificuldades e incompreensões que enfrentamos este ano, nossa equipe está de parabéns. Quero agradecer a todos e dizer que fazemos questão de tratar cada um como cidadão", disse o secretário.

Também participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos; os vereadores de Aracaju Rosângela Santana, Emanuel Nascimento, Valdir Santos, Robson Viana e Evando Franca; os deputados estaduais Wanderlê Correia e Angélica Guimarães; o secretário municipal de Saúde de Canindé do São Francisco e presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde, Murilo Porto; o vice-governador, Belivaldo Chagas; a primeira-dama Eliane Aquino; e o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Cláudio Brito.