O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vistoriou ontem, quinta-feira, a montagem da estrutura para a festa de Reveillon na Orla de Atalaia, que esse ano terá grandes atrações: Beth Carvalho, Rita Lee, Banda Java e música eletrônica até o dia amanhecer. As obras serão entregues amanhã, sexta-feira, no final do dia, e incluem dois palcos, nove camarins, hause-mix (mesa de som), tenda eletrônica, abrigo para os serviços de apoio, como Copo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e Conselho Tutelar da Criança e o Adolescente, além de 12 postes fixados pela Energipe para melhorar a iluminação da área. Cerca de 40 profissionais trabalham no local.
A previsão é que os shows e a queima de fogos reúnam cerca de 200 mil pessoas para comemorar a virada do ano à beira mar ao lado da família e dos amigos, com toda a segurança e conforto necessários. "Os serviços estão num ritmo mais adiantado do que nas edições anteriores. Isso mostra o profissionalismo da equipe envolvida, que a cada ano está conseguindo fazer as coisas com mais antecedência e maior resolutividade", avalia o prefeito.
Edvaldo Nogueira aposta na experiência acumulada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e na pluralidade das atrações, que atendem públicos de todas as idades e gostos, para fazer desse o maior reveillon de todos os tempos. "Levamos em conta dois sentidos importantes da festa: a alegria da juventude e a confraternização das famílias. A programação conseguiu mesclar essas duas vertentes que dialogam entre si, como no caso de Rita Lee, que agrada o jovem e a pessoa com mais idade, do tempo de `Os Mutantes´. Ainda conseguimos atrair o público de música eletrônica, uma tendência que está crescendo no mundo todo", afirma.
Outro aspecto que merece ser destacado em relação a um dos maiores ícones do pop rock nacional é que a cantora completará 60 anos de idade em plena Orla de Atalaia, no próximo dia 31 de dezembro. "O fato de Rita Lee estar aqui no seu aniversário vem chamando a atenção da mídia nacional, inclusive de revistas especializadas até de fora do país. Essa é uma maneira de promover a cidade nacionalmente", informa a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos.
Serviço
Para as famílias que estão querendo saber como fazer para garantir a colocação de tendas, toldos e estruturas usadas nas festas particulares em toda a extensão da orla, a Funcaju esclarece que não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. Os interessados devem escolher o local de maneira ordenada, seguindo a orientação dos técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que três dias antes do reveillon ficam de plantão delimitando os espaços autorizados para garantir a segurança e a comodidade das pessoas.
Outra informação importante é com relação ao trânsito no dia 31 de dezembro. Uma equipe formada por 82 agentes estará ordenando o tráfego de veículos e de pedestres para evitar maiores transtornos. As recomendações mais importantes são chegar o mais cedo possível, entre 20 horas e 22 horas; ir preferencialmente de táxi, ônibus ou carona, sobretudo quem pretende ingerir bebida alcoólica; procurar estacionar em locais iluminados e seguros; levar o estritamente necessário (dinheiro e xérox legível da CI); além de evitar usar jóias, cheques, cartões de crédito e celulares. Cerca de 50 guardas municipais estarão em toda a extensão da praia para apoiar o efetivo da Polícia Militar, com em torno de 450 policiais.
Outra orientação importante é que a terceira etapa da orla estará fechada para os carros a partir das 15 horas. Após às 17 horas aqueles que estiverem estacionados no local serão guinchados. "É imprescindível para garantir a segurança e a tranqüilidade das famílias", explica diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), major Paulo César Paiva.
Veja mais...
Trânsito será alterado na Orla de Atalaia para o Reveillon 2008