A terceira noite da maior prévia carnavalesca do país chega ao fim com o sucesso esperado. Os artistas nos trio-elétricos garantiram a animação do público, que mais uma vez compareceu em peso aos blocos, camarotes e pipoca. Por trás disso tudo, garantindo o bom andamento do Pré-Caju, estão diversos órgãos e instituições apoiadores. Dentre eles, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é destaque pela grande quantidade de serviços prestados.
De acordo com o empresário e idealizador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, a PMA é a grande incentivadora do evento e esse ano não deixou a desejar em nada. "O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns pelo comportamento democrático, singelo e honesto que teve com relação ao evento. Isso beneficia a todos, pois só trás desenvolvimento para a cidade", ressalta Fabiano.
Segundo ele, a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), que é a instituição organizadora, pela primeira vez prestou homenagem a um prefeito. "Estão aí as placas e outdoors espalhados pela cidade agradecendo a disposição do prefeito; é a parceria público-privada dando certo", destaca o empresário.
Seja na limpeza, saúde ou segurança, ao passar pelo percurso, não é difícil encontrar representantes de secretarias e órgãos da PMA trabalhando para garantir o sucesso do evento.
Serviços Urbanos
Tão logo termina o desfile dos blocos, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem realizando a limpeza do circuito onde a festa é realizada. Cerca de 330 agentes de limpeza foram distribuídos em 22 equipes. No primeiro dia do Pré-Caju, na Orla de Atalaia, foram recolhidas 2,4 toneladas de lixo.
Já no segundo, esse número alcançou um total de 15 toneladas. "Estamos utilizando oito caminhões coletores e 12 caçambas. Além disso, fizemos a limpeza dos 350 banheiros químicos distribuídos ao longo do percurso", ressalta o Gerente de Limpeza da Empresa, José Roberto Gomes, lembrando que foram necessários 30mil litros de água no serviço.
Outra frente de atuação da Emsurb é desenvolvida por 300 fiscais encaminhados pela Empresa e que vêm vistoriando o comércio ilegal na área do evento em busca de possíveis irregularidades. Isso tudo sem esquecer do bloco da limpeza, que consiste sobretudo numa homenagem prestada pela Prefeitura aos agentes de limpeza, uma das classes de trabalhadores mais elogiadas pela população local e turistas.
Saúde
Garantindo a saúde dos foliões está o Samu 192 - Aracaju, que montou um posto totalmente equipado ao lado do Parque Augusto Franco (Sementeira). São 12 leitos de observação e outros dois de estabilização; cinco viaturas, sendo uma Unidade de Saúde Avançada (USA) e outras quatro Unidades de Saúde Básica (USB).
De acordo com a coordenadora do Samu - 192 Aracaju, Ivana Mendonça, somente na última sexta-feira, dia 11, foram realizados 54 atendimentos. "Mas felizmente não houve nada de grave, embora tenhamos estrutura suficiente para atender qualquer urgência", destaca a coordenadora. Segundo ela, ao todo 38 pessoas estão atuando, sendo que três são médicos, dois enfermeiros e 16 auxiliares e técnicos de enfermagem.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) montou postos em pontos estratégicos a fim de preservar a estrutura física de prédios e praças que compõem o patrimônio municipal. Nesse sentido, 30 homens estão distribuídos pelo Parque da Sementeira, Avenida Beira Mar e Praça do Mini-Golfe.
Trânsito
O trânsito nas ruas e avenidas que dão acesso ao evento vem sendo controlado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que para isso mobilizou 91 agentes e 48 viaturas. Além de bloquear o acesso quando necessário, os agentes ainda orientam a população quanto à localização de pontos de ônibus e táxi.
Veja mais...
Autoridades, personalidades e artistas prestigiam camarote da Prefeitura de Aracaju durante Pré-Caju