Todos os anos os serviços oferecidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA) ajudam a garantir o sucesso da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, e a edição de 2008 da festa não foi diferente. Dentre os serviços postos à disposição do grande público estavam limpeza; fiscalização de comércio e camarotes; ambulâncias e posto fixo de atendimento; além da defesa e garantia dos direitos da criança e adolescentes.
Ao encargo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da PMA ficou a fiscalização do comércio ambulante, das barracas e a limpeza da festa. A fim de garantir que apenas comerciantes cadastrados vendessem produtos durante o evento, 300 fiscais da Prefeitura trabalharam.
A atuação dos fiscais visou proporcionar espaço para os foliões, melhorando assim o fluxo de pessoas. Além disso, os comerciantes cadastrados receberam treinamento da vigilância sanitária para que pudessem manipular devidamente os alimentos a serem comercializados.
Já o ´Bloco da Limpeza´ da Emsurb garantiu que, nas três noites de festa que aconteceram na a. Beira Mar, às margens do Rio Sergipe, a passarela estivesse limpa e pronta para que os participantes pudessem aproveitar sem riscos. Após a passagem dos blocos, esses foliões-trabalhadores passaram dançando, curtindo, limpando a passarela e preparando o caminho da alegria para o próximo bloco.
As pessoas do ´Bloco da Limpeza´, m uma verdadeira força-tarefa, mantiveram a característica da limpeza peculiar da capital sergipana. Até a noite de sábado, os 400 trabalhadores da Emsurb já haviam recolhido 34,45 toneladas de lixo ao som da bandinha de frevo que acompanhava o Bloco. Além disso, a Empresa disponibilizou 350 banheiros químicos que serviram o público ao longo de todo o percurso do evento.
Semasc
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente é um órgão parceiro da Secretaria Municipal da Assistência Social e promove a defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Para o Pré-Caju, foi instalado um posto fixo no Parque Augusto Franco (Sementeira), ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Aracaju), Polícia Militar, Defensoria Pública, 16ª Vara da Infância e Juventude, Defesa Civil e Polícia Civil.
Participaram do regime de plantão durante o Pré-Caju Verão 2008 sete conselheiros tutelares, para garantir que os adolescentes que fizeram parte da folia tivessem os seus direitos garantidos, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado sob a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 em seu Artigo nº 15º. Inciso IV.
Ao Projeto ´Acolher´ da Semasc, que possuía um ponto de apoio ao Conselho, foram encaminhadas quatro crianças e duas adolescentes, todos desacompanhados. As quatro crianças eram provenientes do município de Nossa Senhora do Socorro e já retornaram para o local de origem. Já as duas adolescentes são de Aracaju e uma permanece na sede do projeto ´Acolher´.
SAMU
Para assegurar que qualquer incidente fosse rapidamente resolvido, 37 profissionais do Samu, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores de ambulâncias e estagiários, pessoal de segurança e higienização, atuaram em todos os dias da festa.
Foram empregadas cinco viaturas pela Prefeitura de Aracaju, sendo quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Três delas dispostas em pontos estratégicos ao longo do percurso, nas avenidas Anísio Azevedo e Francisco Porto e rua Flávio Prado, enquanto o restante ficou no posto. Uma sexta unidade, do Samu Sergipe, também apoiou as ações.
Ao todo, foram realizados 248 atendimentos nos quatro dias de festa. As principais incidências são de atendimentos pelo excesso de álcool e cortes provenientes de ´armas brancas´.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) montou postos em pontos estratégicos a fim de preservar a estrutura física de prédios e praças que compõem o patrimônio municipal. Nesse sentido, 30 homens foram distribuídos pelo Parque da Sementeira, avenida Beira Mar e Praça do Mini-Golfe. Durante a festa, não foram registrados incidentes envolvendo tentativa de depredação do patrimônio público.
Trânsito
O trânsito nas ruas e avenidas que dão acesso ao evento foi controlado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que para isso mobilizou 91 agentes e 48 viaturas. Além de bloquear o acesso quando necessário, os agentes ainda orientaram a população quanto à localização de pontos de ônibus e táxi.
Segundo o diretor de trânsito da SMTT, Major Paiva, durante os quatro dias de evento, considerando o turno da manhã da quinta-feira, dia 10, foram registrados 39 acidentes de trânsito, sendo 22 com vítimas, nenhuma fatal.
"Não houve óbitos no trânsito durante o Pré-Caju 2008. Além disso, garantimos o isolamento total das avenidas destinadas a este fim naquele período. A SMTT classificou a operação como de extremo sucesso", afirmou.
Veja mais...
Decoração do camarote da Prefeitura de Aracaju chama atenção no Pré-Caju 2008