Comissão de negociação da PMA realiza primeira reunião do ano com sindicatos

Saúde
31/01/2008 08h39

A Comissão de Negociação da Prefeitura de Aracaju realizou durante a tarde de ontem, quarta-feira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, uma reunião com os membros do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), a primeira do ano para discussões salariais. A antecipação para janeiro da rodada de negociações, que no ano passado começou em abril, é em virtude de proibições existentes por conta do calendário eleitoral e também por se tratar do último ano de mandado, o que também gera restrições perante a lei de responsabilidade fiscal.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) enviou ofício para todos os sindicatos de classe informando que estão abertas as negociações salariais para o ano 2008. "A reunião de hoje foi basicamente de abertura. Nós já remarcamos uma nova reunião para o dia 12 e a idéia é que a gente possa antecipar o processo durante esse ano. Então, aguardamos todos os sindicatos nas datas já marcadas e esperamos avançar com sucesso em todas as negociações", informou a secretária municipal de Administração, Lucivanda Rodrigues, que integra a comissão juntamente com os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Jeferson Passos (Finanças) e Marcos Ramos (Saúde).

"Ano passado a negociação foi exaustiva. Foi fechada com sucesso por toda a categoria ´Saúde´ no mês de junho para implementação dos direitos retroativos do mês de maio. Nós estamos negociando com os médicos especificamente em virtude da greve que houve ano passado. Fechamos as discussões quase no final do ano, entendendo que não havia mais condições de avançar. Agora estamos reabrindo as discussões para 2008, alinhando esse entendimento para que o Sindicato não fique em descompasso com o procedimento que a Prefeitura vem adotando e entendendo como legítimo", destacou a secretária de Administração.

Ela acrescentou ainda que, apesar da Comissão de Negociações não ter se reunido com os sindicatos nos meses de outubro e novembro, cada secretário continuou discutindo com as entidades das pastas correspondentes e ouvindo suas reivindicações. Com isso, a Prefeitura de Aracaju espera fechar essas negociações o mais rápido possível em 2008.

O presidente do Sindimed, José Menezes, reapresentou as reivindicações da classe. "O primeiro ponto de nossa proposta é relacionado ao piso salarial; o segundo é a quebra do teto salarial; e, no terceiro, nós queremos uma organização da jornada de trabalho dos médicos. Então, nós estamos numa expectativa positiva por parte da Prefeitura de Aracaju", contou. Segundo a Comissão de Negociação, a contraproposta da PMA será entregue à categoria na reunião maracada para o dia 12 de fevereiro. 

Também esteve presente à reunião, o primeiro secretário do Conselho Federal de Medicina, Henrique Batista, que comentou que a pauta de reivindicações local se repete em diversas outras capitais. Segundo ele, essa negociação faz parte de uma programação que ocorre em vários Estados, com o apoio do Conselho Federal.