Prefeito homenageia mulheres de destaque com troféu Núbia Marques

Família e Assistência Social
06/03/2008 09h28
Início > Index.php > Prefeito homenageia mulheres de destaque com troféu Núbia Marques

Representantes de diversas áreas de atuação e classes sociais foram homenageadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante a entrega do Troféu Núbia Marques, na noite de ontem, quarta-feira, no Iate Clube de Aracaju. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Em sua quarta edição, o troféu reconhece a atuação de 34 mulheres que se destacaram em 2007 como profissionais liberais, líderes comunitárias, donas de casas, empresárias, artistas e nos demais ramos da política e da iniciativa privada. Esse ano a grande novidade foi a extensão das homenagens a 19 servidoras municipais, que representam o emprenho e a dedicação daquelas que abraçaram a carreira no serviço público.

"Esse momento é muito importante e tem um significado especial porque representa a afirmação daquelas que são referência na vida social, política, cultural e econômica de Aracaju. E mais do que isso: simboliza o reconhecimento a algumas personalidades que colocaram a sua profissão e a sua inteligência à disposição da sociedade para construir novos paradigmas e abrir caminhos rumo à consolidação da igualdade entre homens e mulheres", afirmou o prefeito.

Edvaldo Nogueira lembrou ainda o legado da assistente social, professora universitária, romancista e jornalista Núbia Marques, que dá nome ao troféu dedicado ao 8 de março. "Essa foi uma figura extraordinária, que exerceu um papel marcante na vida da nossa cidade, seja na luta em defesa da emancipação feminina, da anistia e da democracia brasileira, na formação de uma geração de assistentes sociais engajados e na literatura. Era uma mulher à frente do seu tempo e o fato do prêmio receber o seu nome dá um status superior a esse troféu, que encarna o que de melhor a inteligência e alma sergipana produziram", declarou.

Para a filha de Núbia Marques, Eneida de Azevedo Déda, sua mãe está representada em cada uma das mulheres lembradas nessa solenidade. "É uma alegria muito grande para a família ver nas pessoas aqui reunidas um pouco da vida da minha mãe, uma vida toda voltada à cultura, ao social e à condição do feminino no cotidiano e dentro da universidade. Minha mãe sempre foi uma e mulher de luta, de engajamento. Desde pequena, tenho a lembrança dela de madrugada escrevendo e lendo. O som da minha infância era a tecla da máquina. Por isso, é muito justa essa homenagem", comemorou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, acredita que o prêmio está consolidado como um instrumento de reconhecimento à atuação de pessoas comprometidas, que servem de exemplo para a sociedade. "Esse é um momento valoroso, que a cada edição engrandece cava vez mais os esforços feitos em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida de uma cidade cada vez mais bela e feliz. Por tudo que ela representa, o nome de Núbia Marques significa muito tanto para quem recebe o troféu, como para nós que fazemos a Prefeitura de Aracaju", ressaltou.

Premiação

Foram premiadas a comerciante Hortência Machado; a cantora, compositora e médica Joésia Ramos; a promotora de justiça Berenice Andrade; a presidente do Conan Mulher, Adriana Oliveira; a diretora de Marketing da Norcon e representante da Fundação Oviêdo Teixeira, Carolina Teixeira; a jornalista Rosângela Dórea; a coordenadora do Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis, Daniela Ramos Lima Barreto; e a diretora de jornalismo da TV Sergipe, Lígia Tricot.

Também receberam o troféu a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lígia Salles; a cardiologista Rika Kakuda; a procuradora Geral do Ministério Público Estadual, Maria Cristina Foz Mendonça; a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcon; a membro do Conselho Federal de Serviço Social, Ana Virgínia Araújo; a líder comunitária do loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, Marivanda Santos Torres; e a desembargadora Maria Aparecida Gama.

E as servidoras Adriana Lima de Melo (Guarda Municipal de Aracaju); Antônia Fontes Costa (Secretaria de Finanças); Cássia Sobral de Melo Teles (Emurb); Claudice Gaspar (Secretaria de Comunicação Social); Clenair Pinto Melo (Secretaria de Controle Interno); Dênia Maria Silveira Melo (Seplan); Diva Ellen de Carvalho Rodrigues (Aracaju Previdência); Elyane Oliveira dos Santos (Procuradoria Geral do Município); Idelma Ribeiro Lima (Secretaria de Governo) e Josefa Josivalda Reis Cardoso (Gabinete).

Além de Maria Edjane Soares dos Santos (Secretaria de Educação); Maria Jiolinda dos Santos Teles (Secretaria de Saúde); Maria José dos Anjos (Funcaju); Maria José Alves de Santana (Secretaria de Administração); Maria de Lourdes Guimarães da Conceição (Emsurb); Maria Sônia dos Santos Menezes (Semasc); Rosa Emília Machado dos Santos (SMTT); Valeska Dias Ferreira Melo (Secretaria de Participação Popular); e Vanda Maria Almeida da Fonseca (Fundat).

Bastante emocionada, Claudice Gaspar, do Departamento Financeiro da Secom, ficou surpresa e lisonjeada com a homenagem. "Eu não esperava esse reconhecimento ao meu trabalho e aos 14 anos dedicados à Prefeitura de Aracaju. Amo muito o que eu faço e procuro sempre fazer o melhor. É uma alegria muito grande ter sido escolhida para poder representar minhas colegas da Secom e dividir esse momento especial com a minha família. Nunca vou esquecer desse dia de tantas emoções", afirmou.

Troféu

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assistente social, jornalista, escritora e poetisa, Núbia Marques tem vários livros publicados em diversos gêneros literários. Intelectual de prestígio e engajada nos movimentos em defesa da anistia, da igualdade de gênero e da democracia, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Sergipana de Letras (ASL). Dentre suas principais obras estão os livros: ´Sinuosas em Carne e Osso´ (1961), ´O Sonho e a Sina´ (1979) e ´O Passo de Estefânia´ (1982).

História

O dia 8 de março de 1957 marca o protesto trágico de 130 operárias numa fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA), que acabaram queimadas vivas ao iniciarem uma greve em busca de melhores condições de trabalho, redução da carga horária diária de 16 para 10 horas, equiparação salarial com os homens e tratamento digno no ambiente profissional. No ano de 1910, durante a uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Mas somente em 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Presenças

Prestigiaram a solenidade os secretários municipais Carlos Cauê (Comunicação Social), Teresa Cristina Cerqueira da Graça (Educação), Luciano Pimentel (Planejamento) e Bosco Rolemberg (Governo); os vereadores Chico Buchinho e Rosângela Santana; a deputada estadual Tânia Soares; a assessora de Políticas Públicas para a Juventude do município, Carla Trindade; e o cardiologista José Teles.

Confira a galeria de fotos das homenageadas