Prefeitura auxilia famílias vítimas das chuvas no bairro Santa Maria

Família e Assistência Social
26/03/2008 08h47
Início > Index.php > Prefeitura auxilia famílias vítimas das chuvas no bairro Santa Maria

A cada incidência de chuvas na capital, a Prefeitura de Aracaju, através de um trabalho executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), mobiliza suas equipes para prestar todo o auxílio necessário às famílias que residem em áreas de risco na capital. Dentre essas áreas, o bairro Santa Maria é uma das regiões mais preocupantes e também de maior atuação municipal.

Nas últimas duas semanas novas famílias da invasão do Arrozal foram vitimas, quando os frágeis barracos não resistiram ao tempo chuvoso e nem as condições precárias dos locais onde foram erguidos. A Semasc novamente prestou atendimento a todos os desabrigados, fazendo a transferência do local, doando cobertores, colchões e cestas básicas.

Além disso, para quem não tem nenhum familiar ou lugar para onde ir, o município disponibilizou um abrigo coletivo temporário, onde atualmente estão três famílias, das quais duas são de moradores da região. No entanto, nem todos os atingidos quiseram ficar no abrigo, solicitando da Prefeitura a disponibilização de casas.

"Atualmente a Prefeitura mantém 105 famílias em imóveis alugados no bairro Santa Maria. Mas há cerca de um ano a Prefeitura não aluga mais casas, devido ao alto custo gerado com o uso de água, energia e na própria manutenção dos imóveis", explicou a gerente de benefícios eventuais e emergenciais, Maria das Graças Oliveira. Todas essas famílias aguardam suas residências definitivas, que estão sendo construídas pela Prefeitura. Cerca de 2.500 novas casas, provenientes de diferentes projetos, serão entregues a população retirada de áreas de risco na região.

A Semasc continuará de prontidão para atender as pessoas que ficarem desabrigadas por conseqüência das chuvas que vêm caindo na capital. Agindo conjuntamente com a assistência social, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também prestas serviços, em ações emergenciais, sempre que solicitada, tanto pela Defesa Civil, órgão responsável pelo monitoramento das áreas de risco, quanto pelo Corpo de Bombeiros.