Na noite de ontem, sexta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira abriu oficialmente a I Conferência Estadual de Juventude, realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento nasce com a perspectiva de ser um marco na construção de políticas públicas para os jovens sergipanos e é uma etapa preparatória para a conferência nacional, que acontece de 27 de abril a primeiro de maio, Dia do Trabalhador, em Brasília.
As atividades vão até hoje, sábado, com a discussão de 13 grupos temáticos, apresentações culturais, shows e a eleição de 25 delegados para representar o Estado nacionalmente. O objetivo é construir propostas na forma de um texto final sobre os temas: cidade, cultura, diversidade, drogas, educação, família, liberdades democráticas, Meio Ambiente, mídia, política, sexualidade, tempo livre e trabalho. Cerca de 400 delegados com representações de todos os territórios participam do evento.
O prefeito Edvaldo Nogueira, que apoiou de imediato as propostas da Conferência Municipal de Aracaju, realizada no último dia 14, ressaltou a importância dos jovens deixarem de ser vistos apenas como a geração do futuro para conquistarem uma posição proativa. "Com o Governo Lula, a juventude passou a ter a chance de ser a protagonista da sua história e a influenciar os destinos da sua cidade, do seu Estado e do seu país ao dizerem o que querem e o que precisam", afirmou.
O prefeito assumiu o compromisso de encaminhar até o mês de abril um projeto de lei à Câmara de Vereadores criando o Conselho Municipal da Juventude e instituindo o ‘13 de março' como o Dia Municipal da Juventude, duas das principais demandas levantadas pelos participantes da etapa realizada na capital. As sugestões servirão de base para a formulação do Plano Municipal da Juventude, que será amadurecido e sistematizado por uma comissão eleita por aclamação, formada por representantes de movimentos sociais e estudantis.
Para a assessora Especial de Políticas para Juventude do município, Carla Trindade, a tendência é que os delgados sergipanos consolidarem os debates da etapa de Aracaju, acrescendo algumas demandas específicas. "Demos a nossa contribuição inicial e esperamos que as discussões feitas aqui tragam novas idéias, enriqueçam as propostas e se tornem políticas públicas de Estado que melhorem na prática a vida dos jovens", avaliou.
De acordo com o coordenador Estadual da Juventude, Saulo Aragão, a expectativa é dar um passo importante na criação de uma cultura progressista em Sergipe. "Conseguimos avanços no fortalecimento dos laços da sociedade civil com o poder público na formulação das políticas para a juventude. Os participantes atenderam a convocação do presidente Lula e do governador Marcelo Déda e mostraram sua preocupação em torno de temas como Meio Ambiente, violência e mercado de trabalho", destacou.
Presenças
Além do prefeito Edvaldo Nogueira, prestigiaram o evento os vereadores Rosângela Santana e Chico Buchinho; o assessor da Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal, José Almir de Silva; o secretário de Estado do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão; os presidentes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Natan Alves, e da Universidade Tiradentes (Unit), Niully Nayara Campos; e o representante do Conselho Nacional da Juventude, Anderson Cleiton.