PMA recebe veículos do Ministério da Saúde para combater a dengue

Saúde
01/04/2008 17h42
Início > Index.php > PMA recebe veículos do Ministério da Saúde para combater a dengue

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) recebeu do Ministério da Saúde (MS) na tarde de hoje, terça-feira, dois veículos para fortalecer a prevenção e o combate a doenças endêmicas, a exemplo da dengue. Os dois furgões ajudarão no transporte de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que percorrem a cidade e visitam os imóveis atrás de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, além de divulgarem para a população informações sobre como evitar a transmissão da moléstia.

A entrega dos automóveis aconteceu no Núcleo do MS em Sergipe, no Centro da capital. O prefeito Edvaldo Nogueira foi representado na oportunidade pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos. Além de Aracaju, os municípios de Propriá e Tobias Barreto também receberam veículos. Cada um conta agora com mais uma motocicleta para facilitar a movimentação dos agentes locais. O repasse se deu por indicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que também recebeu um furgão e duas caminhonetes equipadas para funcionarem como 'carros-fumacê'.

Segundo a coordenadora do Núcleo do MS em Sergipe, Cândida Regina Chagas, o repasse faz parte das medidas anuais previstas no Plano de Investimentos da Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde. "Os recursos dessa doação são do ano de 2007 e agora os municípios contemplados estão recebendo de fato esses veículos. Os planos que foram encaminhados esse ano para prevenção e contingência da dengue ainda estão em processo de verificação pelo Ministério e serão contemplados posteriormente", explicou Cândida, durante a assinatura do termo de entrega.

O secretário Marcos Ramos lembrou que os veículos já haviam sido solicitados há vários meses e que chegam num momento importante. "Eles servirão para fazer o deslocamento dos agentes de endemias para o trabalho de campo, no combate à dengue no municipio. Nesse momento, eles serão utilizados no deslocamento desses grupos, formados por 20 ou 30 agentes, dentro dos bairros, entre ruas mais distantes umas das outras. Nós vamos estar com quase 900 agentes no combate à dengue diariamente em Aracaju", afirmou o secretário.

Para a assessora técnica da Diretoria de Gestão da SES, Joélia Silva Santos, os veículos que serão destinados e ao interior terão impacto imediato. "Atuamos de início com dois municípios fronteiriços, que são Tobias Barreto e Propriá, já que os estados da Bahia e de Alagoas possuem um índice elevado de infestação. Como o mosquito da dengue é 'caroneiro' e oportunista, temos que ter nossas divisas fortemente trabalhadas", disse, justificando ainda o reforço também na capital. "A atenção do Governo também é voltada a Aracaju, por ser o principal pólo do Estado e concentrar grande número de pessoas", acrescentou Joélia.

Também participaram do ato a prefeita de Tobias Barreto, Marly do Carmo Barreto Campos, o secretário municipal de Saúde de Propriá, Jean Gledson, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue de Aracaju, Taíse Cavalcante, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Giselda Melo, e da gerente de Atropozoonoses da SES, Sidney Sá.