Serviços Urbanos colaboram com a qualidade de vida de Aracaju

Serviços Urbanos
08/04/2008 16h36

Aracaju: capital brasileira da qualidade de vida. O reconhecimento, alcançado na última sexta-feira, em pesquisa divulgada pelo Globo Repórter, vem para coroar um trabalho incessante de secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Uma conquista a ser comemorada por todos os profissionais que compõem a administração pública do município. Esteja à frente do monitor de um computador, disposto em recepção de atendimento ao público, atuando nas ruas e bairros da capital ou ainda servindo aos demais, certamente cada um dos servidores da Prefeitura tem sua parcela de contribuição.

Em função dessa constante ação conjunta, antes mesmo de aparecer em primeiro lugar na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS), a capital sergipana já vinha se destacando e recebendo elogios em diversos segmentos. Dentre os mais lembrados pela população e pelos turistas aparece o trabalho realizado pelas equipes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). É tanto que já virou cena corriqueira ver pessoas de outros Estados tecendo comentários positivos sobre a ausência de lixo na cidade.

A qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados, é possível constatar a presença de agentes de limpeza nas ruas de Aracaju. Atualmente a cidade dispõe do esforço de 600 desses profissionais, organizados pela Emsurb em 37 equipes. Para tomar conhecimento a respeito de qual comunidade deve ser priorizada, são montadas estratégias semanais observando-se todas as localidades da capital, de forma que nenhum cidadão aracajuano é prejudicado.

Visando otimizar o serviço, a Empresa também abre espaço para a colaboração do próprio cidadão, que pode solicitar o recolhimento de resíduos, entulhos, detritos etc. ao telefonar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (0800-284-1300) da Prefeitura, que funciona de segunda à sexta-feira, no horário comercial.

Trabalho diferenciado

De acordo com o presidente da Emsurb, Fábio José da Silva, os servidores da Empresa que vão às ruas garantir a limpeza da cidade têm uma rotina de trabalho diferenciada. "O setor de serviços urbanos destaca-se na administração municipal como um dos mais importantes e sensíveis à opinião pública, visto o seu contato permanente com a população", ressalta o presidente, lembrando que competem ainda ao órgão diversos outros serviços decisivos para a atual projeção da capital.

"Além da limpeza urbana, garantimos a preservação dos manguezais e outras áreas verdes, a arborização, o grau adequado de poluição visual e sonora, a manutenção do patrimônio e bens históricos e culturais, entre outros", destaca Fábio José. Segundo ele, essa atuação ganha ainda mais importância se observado que incide sobre locais que "estão sempre à mostra e são os primeiros indicadores da imagem que a população local e os turistas fazem de uma cidade".

Veja mais...

Globo Repórter classifica Aracaju como a capital brasileira da qualidade de vida