Cultura, Turismo e Esporte impulsionam qualidade de vida na capital sergipana

Cultura
14/04/2008 07h49

Estímulo a manifestações culturais nos mais diversos segmentos e promoção de eventos esportivos voltados para toda a população. Essas são algumas das fundamentais contribuições da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) para a elevação da qualidade de vida em Aracaju. O órgão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é responsável ainda por uma série de iniciativas direcionadas aos turistas, garantindo também lá fora a boa imagem da capital sergipana.

Ao longo do ano, a Funcaju desenvolve programas que levam cultura, entretenimento e lazer para os bairros da capital, como o ´Arte em toda Parte´; promove ações de estímulo à educação através da Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva; organiza exposições e mostras de pintura, desenho, escultura, fotografia e artesanato por meio da Galeria de Arte Álvaro Santos; oferece oficinas e cursos gratuitos no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), entre diversas outras ações.

A Fundação também é responsável por eventos de grande porte da PMA, conhecidos nacionalmente, a exemplo do Forró Caju, que reúne uma média de 100 mil pessoas por dia na área dos mercados centrais; e do Projeto Verão, que além de trazer atrações conhecidas em todo o país, engloba diversos tipos de programação, desde esportes até cinema, dança e teatro. E o melhor de tudo: qualquer pessoa pode participar a custo zero.

Esportes

No incentivo da Funcaju ao esporte, se destaca a Corrida Cidade de Aracaju. Em sua 25ª edição, realizada no mês passado, o evento foi considerado pela organização e participantes a maior dentre todas já promovidas. As duas provas da Corrida - uma delas composta por deficientes físicos - reuniram 830 atletas, sendo 481 de outros Estados, 322 sergipanos e quatro estrangeiros.

Outra ação de impacto é o desenvolvimento do projeto ´Segundo Tempo´, do Governo Federal, que visa à democratização do acesso às atividades esportivas e complementares no contra-turno escolar, o fomento à valorização social, bem como a redução da exposição aos riscos sociais e a conscientização da prática esportiva. São beneficiados na capital sergipana cerca de 5.200 crianças e adolescentes, na faixa etária dos 7 aos 17 anos.

Bem receber

Além de proporcionar qualidade de vida para os aracajuanos, compete ainda à Funcaju dar uma atenção especial às pessoas de outros Estados e países que vêm a Aracaju. Uma das iniciativas que mais chamam atenção nesse sentido está nos Núcleos de Informações Turísticas e Culturais disponibilizados pela Fundação em pontos turísticos da capital. As unidades dão aos visitantes a possibilidade de tirar quaisquer dúvidas a respeito do município.

Há Núcleos na Colina do bairro Santo Antônio, no Mirante da 13 de Julho, na Ponte do Imperador, no Mercado Augusto Franco e na Praça da Bandeira. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Em épocas festivas, como no período junino, a Funcaju também prepara a cidade para receber os turistas com decoração alusiva e equipes lidando diretamente com esse público em pontos estratégicos (aeroporto, mercados, orla etc.).

Veja mais...

Edvaldo Nogueira: ´O desafio é continuar crescendo com qualidade de vida´