Prefeito Edvaldo Nogueira abre Campanha de Vacinação do Idoso em Aracaju

Saúde
28/04/2008 08h27
Início > Index.php > Prefeito Edvaldo Nogueira abre Campanha de Vacinação do Idoso em Aracaju

No último sábado, dia 26, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, e a gerente da Unidade da Saúde da Família José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont, Raqueline Nascimento, deram início em Aracaju à campanha nacional ´Não deixe a gripe derrubar você: Vacine-se!´.

Os grupos de teatro e de música ´A Arte de Prevenir´ e ´Jovens há Mais Tempo´ estiveram presentes ao evento e animaram as pessoas que compareceram à unidade de saúde para se vacinar. Na ocasião, também foi servido um café-da-manhã.

O lançamento tem caráter nacional e seu objetivo é vacinar todos os idosos com mais de 60 anos, contra o vírus Influenza (gripe). A campanha, que segue até o próximo dia 9 de maio, está mobilizando 600 pessoas. São motoristas, enfermeiros, médicos, auxiliares administrativos e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) trabalhando para atingir a meta de vacinar 35.894 pessoas.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância da campanha e lembrou que Aracaju conseguiu superar a marca nacional de vacinação no ano passado. "É um momento fundamental para superarmos a nossa meta. Ano passado conseguimos vacinar 97% dos idosos; então, esse ano devemos chegar a 100%", avaliou, ressaltando que tem percebido que as campanhas de vacinação contra a gripe têm melhorado sensivelmente a qualidade de vida das pessoas acima dos 60 anos e o resultado é a diminuição efetiva dos episódios de gripe. "A expectativa de vida está aumentando e é fundamental que a gente viva mais e bem", justificou, convidando os filhos a levarem seus pais às unidades de saúde da capital.

Edvaldo Nogueira convidou a professora Maria Marque dos Santos, 80, popularmente conhecida no bairro como "professora Arlete", para ser a primeira pessoa a tomar a vacina. Ele relembrou que conheceu a professora nos idos de 1980 e que a mesma fez doações de vários terrenos no Santos Dumont a populares.

Expondo o cartão de vacinação, Maria Marques contou que compareceu em todas as vacinações e tem percebido que a gripe já não a atinge. "Venho porque sei que me faz bem; então, não deixo de comparecer", revela.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Ramos, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 40 mil ampolas de vacina para Sergipe. Em Aracaju, os idosos podem se dirigir a qualquer unidade da Rede de Atenção Básica (Reab). "Essa é uma campanha que se coloca com aumento de adesão e isso é muito importante. Nossa meta é melhorar a imunização das pessoas mais suscetíveis ao vírus", disse.

Outra senhora que fez questão de ir à unidade de saúde no primeiro dia da vacinação foi a aposentada Floripes Maria do Nascimento, 78. "Eu venho e ainda incentivo meus vizinhos a se vacinarem também. Há muito tempo não tenho gripe, então é porque a vacina faz efeito", avisa. A senhora Maria do Socorro Andrade, 72, relatou que não sente medo da picada da agulha e que a vacina não dói. "Já enchi um cartão de vacinação e já estou no meu segundo. Compareço ao posto de saúde sempre que é necessário. Tenho certeza que todos os idosos deveriam se vacinar", convida.

Contra-indicação

O paciente que estiver com febre, suspeita de dengue ou que tenha alergia à proteína do ovo, não poderá ser vacinado. É importante frisar que o idoso com antecedentes de reações à vacina deve procurar a equipe responsável na USF e receber as devidas orientações.