O combate à dengue no município de Aracaju irá contar com um importante reforço a partir de agora. É que cerca de 500 voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no Siqueira Campos, resolveram aderir à força-tarefa que está diariamente nos bairros para debelar os focos do mosquito Aedes aegypti, remover entulhos e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Sensibilizando com esse gesto de cidadania e solidariedade, o prefeito Edvaldo Nogueira resolveu ir pessoalmente agradecer durante a capacitação realizada com os voluntários na tarde do último domingo, na própria congregação. A palestra foi ministrada pela coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue da Prefeitura de Aracaju (PMA), Taíse Cavalcante, que falou sobre o mosquito, as formas de transmissão da doença, os sintomas e como debelar os focos.
A atividade será desenvolvida todos os sábados por um grupo de jovens desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, um ramo do escotismo que alia a tradicional preparação física e mental ao trabalho espiritual de evangelizar. O objetivo é, com o tempo e a experiência acumulada, estender o apoio à Força-Tarefa para o interior do Estado de Sergipe, nas cidades onde a situação é de epidemia.
"Na hora da dificuldade, é que os verdadeiros amigos aparecem. Fico emocionado em saber que vocês estão dispostos a ajudar, a colaborar e a se somar para vencermos essa guerra contra a dengue. É por isso que Aracaju foi considerada pelo Ministério da Saúde a capital de melhor qualidade de vida do país. O poder público está fazendo a sua parte, mas a solidariedade que estamos vendo hoje mostra que nosso povo tem Deus no coração", destacou o prefeito.
Segundo o departamental do Ministério Jovem da Igreja Adventista de Aracaju e coordenador geral dos desbravadores, pastor Ubirailson Moura, esse é o momento de dar as mãos. "O nosso papel como cristãos não é apenas abrir a Bíblia e falar de salvação, mas acima de tudo estar preocupado com o bem-estar da sociedade. Cristo deixou esse exemplo para nós que é amar ao próximo como a si mesmo", enfatizou.
Exemplo
Para Taíse Cavalcante, a iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia demonstra que a sociedade civil está consciente do seu papel nesse esforço coletivo de combate à doença. "Será um reforço importante num momento decisivo, que com certeza irá servir de exemplo para outras pessoas e nos ajudará a alcançar a situação de normalidade nos próximos 30 dias", afirmou.
Existem cerca de 400 Igrejas dessa congregação em Sergipe e Alagoas, das quais 80 estão em Aracaju. Os desbravadores, ligados à denominação adventista, começaram suas atividades no mundo há 58 anos e hoje correspondem a 13 milhões de pessoas, entre adolescentes e jovens. No continente Sul-Americano são mais de 160 mil espalhados por diversas cidades.
Resultados
Desde a criação do Plano de Contingência de Combate à Dengue e da Força-Tarefa, a Prefeitura de Aracaju tem conseguido importantes resultados e a perspectiva é que a situação esteja normaliza em um mês. Dentre as ações de destaque, estão a melhoria da assistência aos pacientes com salas e alas de hidratações em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos dois hospitais municipais, o Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte); e a capacitação do Exército para atuar nos focos do mosquito.
Além disso, houve um reforço nos atendimentos domiciliares com os agentes comunitários de saúde, totalizando 850 pessoas nas ruas diariamente; e a ampliação da inspeção nos terrenos, nos estabelecimentos comerciais e nas residências fechadas, inclusive com a autuação dos proprietários reincidentes. A possibilidade de abertura das Unidades de Saúde da Família (USF) nos fins de semana está sendo negociada com a Sociedade Sergipana de Pediatria.