A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua colocando em práticas diversas ações que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na manhã da última quarta-feira o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou diversas medidas voltadas para a melhoria do meio ambiente da cidade, com o projeto piloto de arborização de Aracaju. Dentre as medidas, a distribuição de 50 mil mudas da espécie Citronela funcionará como mais uma ação em prol da prevenção contra a dengue.
Na ocasião do lançamento do projeto piloto de arborização o prefeito aproveitou para fazer a entrega de algumas mudas da planta e anunciar a programação da Semana do Meio Ambiente 2008, realizada de 1º a 7 de junho. Além de palestras, plantio de mudas, limpeza de praias, canais e manguezais, a programação prevê mobilizações de combate à dengue nos bairros e serviços de saúde diversos nas comunidades. As mobilizações e a distribuição do repelente natural - Citronela- iniciarão a prevenção da dengue para o ano que vem.
Desde novembro de 2007, a PMA vem desenvolvendo iniciativas no combate à dengue na cidade de Aracaju. Devido ao quadro de epidemia constatado em abril deste ano, tais ações foram intensificadas, e abrangem todos os bairros da capital com o intuito de exterminar o mosquito causador da dengue. O trabalho conjunto entre os órgãos da administração municipal vem garantindo o sucesso da força-tarefa organizada pela Prefeitura.
Ações
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é responsável pela limpeza de canais, ruas e terrenos baldios, e comanda uma verdadeira batalha em prol da garantia de limpeza de tais terrenos. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalha em parceria com a Emsurb, e contribui com mão de obra e materiais necessários para aterrar alguns terrenos em estado crítico de alagamento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além das importantes campanhas educativas, por intermédio de seus Agentes de Endemia, visita todos os bairros da cidade combatendo focos e realizando um trabalho de conscientização da sociedade.
Como resultado das inúmeras ações da PMA, com dados baseados no Levantamento de Índice de Resposta Rápida (Lira), a Prefeitura detectou queda de 90% no número de bairros com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. "Hoje, graças à ação da força-tarefa, estamos com apenas dois bairros com índice acima de 6% de infestação predial: bairros Industrial e Palestina. Nessas duas localidades o índice ainda é considerado como situação de alto risco para dengue", revela a coordenadora de combate à dengue, Taíse Cavalcante.
Parcerias
Como resultado das campanhas educativas da PMA, a sociedade aracajuana entendeu que o combate à dengue é uma luta de todos. Universitários do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit); o Exército Brasileiro, por intermédio do o 28º Batalhão de Caçadores (28 BC); Petrobrás; alunos do ProJovem; o grupo teatral da SMS ‘A arte de prevenir é melhor que remediar'; profissionais do Corpo de Bombeiros; empresários e trabalhadores das indústrias da capital; Hospital e Maternidade Primavera; cerca de 500 jovens adventistas que ajudam na força tarefa da PMA; e centenas de servidores envolvidos diretamente no combate à doença, são os responsáveis pela queda de 60% nos números de casos de notificação de dengue em Aracaju.
Veja mais...
Prefeitura anuncia queda de 60% no número de casos de notificação de dengue em Aracaju
Prefeito lança projeto de arborização em comemoração à Semana do Meio Ambiente