Prefeito participa de aula inaugural para milhares de adolescentes do Projovem

Família e Assistência Social
29/05/2008 15h29
Início > Index.php > Prefeito participa de aula inaugural para milhares de adolescentes do Projovem

O auditório do Teatro Tobias Barreto foi palco da aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Adolescente) do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Aracaju (PMA). O lançamento dessa importante política nacional para a juventude ocorreu na manhã de hoje, quinta-feira, e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que falou da importância da arte, da cultura e da educação para a construção de um país mais justo, cidadão e próspero.

A iniciativa é destinada aos adolescentes incluídos no Programa Bolsa Família, na faixa etária dos 15 aos 17 anos, e oferece atividades culturais, recreativas e educacionais, além da preparação para o mercado de trabalho. Na edição anterior, a PMA atendia a 275 jovens de diversos bairros e investia recursos da ordem de R$ 115 mil anuais. A meta agora é ampliar a política de inclusão social, passando a atender 1.200 jovens e investir R$ 1,2 milhão por ano.

"Todo mundo dizia no passado que tinha preocupação com a juventude, que o jovem era o futuro do Brasil. Mas isso acabava ficando apenas no discurso. Foi preciso chegar o presidente Lula no Governo Federal, o governador Marcelo Déda em Sergipe e agora Edvaldo Nogueira na Prefeitura de Aracaju para que os projetos saíssem do papel e tivessem ação. As famílias que mais precisam estão tendo a oportunidade de oferecer um futuro melhor para seus filhos", afirmou o prefeito.

Edvaldo Nogueira explicou que o Projovem oferece o suporte e as condições necessárias para que o adolescente da periferia melhore a auto-estima, cresça como pessoa e se prepare para o mercado de trabalho. "Esse projeto é uma luz para que cada um de vocês aumente a perspectiva de crescimento na vida. Por isso, tenham perseverança e se espelhem nos depoimentos que ouvimos aqui hoje de pessoas que mudaram para melhor. Estamos oferecendo um outro caminho, mas é preciso percorrer a estrada", aconselhou.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, afirmou que a decisão de ampliar o programa em Aracaju demonstra o compromisso do poder público com as futuras gerações. "O Projovem gera oportunidade, inclusão social e qualidade de vida. Com certeza, isso se constrói na relação que se estabelece com a comunidade, com a sociedade, no seio familiar; e na oportunidade de ter acesso ao lazer, ao esporte e a cultura. A partir dessa experiência, os jovens que estão aqui hoje sairão muito mais preparados para a vida", ressaltou.

Mudança

Durante a aula inaugural, egressos do programa e familiares deram depoimentos emocionados sobre como as atividades sócio-educativas mudaram a realidade de adolescentes de baixa renda. "Minha filha era muito tímida, retraída e sofria de depressão. Depois do Projovem, tudo mudou. Com essa transformação, ela fez novas amizades, entrou no grupo de teatro e de dança e hoje é uma menina muito mais feliz", contou Marivânia Lourenço, mãe de Lívia Lourenço, 17 anos.

A expectativa é grande para quem está ingressando nesse universo novo e cheio de perspectivas, em que todos estão unidos e integrados em torno de um único objetivo: tornarem-se cidadãos bem-sucedidos. "Quero aprender o máximo possível porque aqui vai estar o nosso desenvolvimento. Penso muito em ter um futuro, uma profissão e poder ajudar minha família um dia. Não vejo a hora de começar as atividades", relatou o estudante Jonathan William dos Santos, 15 anos.

O encerramento da solenidade contou com a apresentação do grupo de teatro do Centro de Referência da Assistência Social (Caps) Benjamin Alves de Carvalho, na Coroa do Meio, que apresentou uma peça criativa e divertida sobre a evolução da política nacional de juventude no Brasil. As atividades sócio-educativas serão desenvolvidas nas comunidades do Lamarão, Coqueiral, Soledade, Veneza, Porto Danta, Japãozinho, Alto da Jaqueira, José Conrado Araújo, Bugio, bairro América e bairro Industrial.

Histórico

O Senado Federal aprovou no ano passado a Medida Provisória 411/07, que reformulou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), um dos carros-chefe da Política Nacional de Juventude. A MP, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 15 de abril, unificou dos programas Projovem, Agente Jovem, Saberes da Terra, Consórcio Social da Juventude, Escola de Fábrica e Juventude Cidadã, e elevou a faixa etária dos beneficiários, passando de 15 a 24 anos, para 15 a 29 anos. Com a mudança, o programa passa a atuar nas modalidades Projovem Urbano, Adolescente, Campo e Trabalhador, tendo por meta atender até 3,5 milhões de jovens até 2010. Antes da unificação, os seis programas citados atendiam, juntos, 467 mil jovens em todo o país.