PMA realiza audiências públicas hoje e amanhã para apresentação do projeto viário do Procidades/BID

Planejamento e Orçamento
22/10/2008 10h22
Início > Index.php > PMA realiza audiências públicas hoje e amanhã para apresentação do projeto viário do Procidades/BID

A Prefeitura de Aracaju vai apresentar à população o projeto viário inserido no Programa Procidades, que será iniciado em 2009 com recursos da ordem de U$ 66,5 milhões provenientes de um convênio a ser firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A apresentação acontecerá durante duas audiências públicas: uma hoje, quarta-feira, às 19 horas na Paróquia São Francisco de Assis (Rua Mercúrio s/n, conj. Jardim Esperança, Bairro Inácio Barbosa); e outra amanhã, quinta-feira, também às 19 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Antônio Valença Rolemberg (avenida Canal 4, s/n , Conj. Augusto Franco, Bairro Farolândia).

Nessas duas datas, equipes da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), responsável pela elaboração dos projetos, e da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) vão passar informações, tirar dúvidas e ouvir sugestões referentes às intervenções viárias programadas. As principais são a abertura de uma grande avenida ligando o bairro Jardins ao conjunto Augusto Franco, passando pelo Inácio Barbosa; a construção de uma ponte sobre o rio Poxim e de um viaduto sobre a avenida Tancredo Neves.

"Essas obras vão mudar a vida das comunidades do Augusto Franco e do Inácio Barbosa e de toda a população porque vão transformar a cidade ao criar uma nova via de escoamento e de ligação entre o Centro e a Zona de Expansão. O benefício é imenso. Várias avenidas serão desafogadas, sobretudo a Beira Mar", avalia o arquiteto e urbanista da Seplan, Wlamir Soares, coordenador do Programa Procidades.

Além das intervenções viárias, o Programa inclui melhorias infra-estruturais em bairros carentes, como Getimana, Cidade Nova, Soledade e Olaria, que serão contemplados com serviços de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário. Também está prevista a construção de duas escolas e de dois Centros de Referência em Assistência Social, a revitalização do Centro Histórico e o reaparelhamento das secretarias municipais para a oferta de melhores serviços à população.

Segundo Wlamir Souza, todos os projetos já estão prontos e quase todos os requisitos estabelecidos pelo BID para a liberação dos recursos foram atendidos. "Estamos bem adiantados. Faltam apenas algumas questões ligadas à parte documental. Estamos prevendo que o convênio seja assinado entre janeiro e fevereiro do próximo ano e que o primeiro desembolso aconteça até abril. Antes disso, vamos preparando os editais de licitação para que as obras sejam iniciadas o quanto antes", antecipa o coordenador.