Arte em grafite embeleza praças da capital sergipana

Infraestrutura
09/10/2008 17h26

Preocupada em proporcionar espaços de lazer de qualidade à população, a Prefeitura de Aracaju reurbanizou várias praças nos bairros da capital sergipana. Dentre a série de melhorias que visam tornar os locais de convivência mais agradáveis, a produção de painéis artísticos em ‘grafite' é uma das mais bem aceitas pelas comunidades. As obras foram coordenadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O conjunto de benefícios previstos para cada praça reúne parque infantil, quadra de esportes, área de contemplação - que conta com a colocação de mobiliário urbano - arborização, lixeiras e iluminação adequada. A questão da acessibilidade também é priorizada em todas as praças construídas ou reformadas pela Prefeitura, que instalou rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil. No quesito ‘equipamentos esportivos', além de aparelhos de ginástica, existe o cuidado de equipar as quadras com alambrado.

Para a confecção dos painéis em grafite que embelezam as praças de Aracaju, a Emurb convidou o premiado artista plástico Carlos André, que há nove anos desenvolve trabalhos utilizando a técnica do grafite. Durante o processo de ornamentação das praças, a Emurb propôs ao artista temas que buscaram fortalecer a identidade de cada comunidade.

De acordo com a arquiteta da Emurb, Angélica Rocha, houve a preocupação de traduzir nas obras de arte elementos específicos de cada local. "Por exemplo, a construção que denomina a popularmente conhecida ‘Praça da Caixa d´água', localizada no bairro Ponto Novo, recebeu aplicação de elementos que marcam o bairro, como a feira livre e a intensa produção musical do bairro", explica.

Para a praça Juiz Manoel Barbosa de Souza, no bairro Cidade Nova, foi pensada uma temática que exaltasse a infância e a juventude. Segundo Carlos André, o reconhecimento do grafite como arte capaz de alegrar a vida das comunidades é muito gratificante. "É muito bom trazer um pouco mais de cor, de alegria aos ambientes. Até aquelas pessoas que têm receio de visitar a periferia, ao se depararem com este tipo de arte, já ficam mais à vontade", constata. O grafiteiro concluiu o painel da praça Juiz Manoel Barbosa de Souza em duas semanas, já a arte na Caixa d´água foi concluída em um mês.

A Praça Franklin Roosevelt - no bairro América, e a praça Liberdade - no bairro Santa Lúcia, são exemplos de outras praças que receberam a arte em grafite. "Além da beleza estética, a arte em grafite busca fortalecer a auto-estima dos cidadãos", aponta o grafiteiro. Carlos André, na confecção do painel da praça da Cidade Nova, atendeu ainda à sugestão de um morador e acrescentou à obra o escrito: "quem ama cuida".