Prefeitura de Aracaju recebe Menção Honrosa do Brasil Sorridente

Saúde
10/10/2008 09h13
Início > Index.php > Prefeitura de Aracaju recebe Menção Honrosa do Brasil Sorridente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigiu solenidade que concedeu à Prefeitura de Aracaju, na última quarta-feira, dia 8, Menção Honrosa do Programa Brasil Sorridente, pela política de Saúde Bucal desenvolvida no município. A cerimônia aconteceu às 17 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Além de Aracaju, 15 outros municípios brasileiros foram contemplados com Menção Honrosa e duas cidades com o Prêmio Brasil Sorridente: Campo Grande (MS) e Caratinga (MG). O prêmio foi criado em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O secretário Municipal de Saúde Aracaju, Marcos Ramos, recebeu oficialmente a homenagem. Ele foi acompanhado de duas odontólogas do SUS da capital sergipana: Ana Márcia Menezes de Oliveira e Iucema Santana Santos, chefe de gabinete da SMS e a coordenadora do Programa Saúde Bucal, respectivamente.

A solenidade do Prêmio Brasil Sorridente contou ainda com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do presidente do CFO, Miguel Álvaro Santiago Nobre.

Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente, em sua terceira edição, é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia que congratula municípios que tenham apresentado iniciativas exitosas em política pública na área de Saúde Bucal em 2007.

O prêmio considera indicadores como o número de habitantes por número de cirurgiões dentistas, a relação entre o número de equipes de saúde bucal e da saúde da família, a quantidade de policlínicas e centros especializados de odontologia, o nível epidemiológico de cárie no município, capacitação de profissionais de odontologia, salário pago ao cirurgião-dentista, desprecarização de contratação de profissionais, entre outros itens.

Na lista das cidades que receberam Menção Honrosa estão Aracaju (SE), Anápolis (GO), Bonito (MS), Boa Vista (RR), Cambé (PR), Canguaretama (RN), Caruaru (PE), Chapecó (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE), Manaus (AM), Madre de Deus (BA), Maringá (PR), Piripiri (PI), São José de Ribamar(MA), São Gonçalo do Amarante (CE), Bayeux e Pedras de Fogo, ambas da Paraíba.