Novos veículos e máquinas vão aumentar volume de obras em Aracaju

Infraestrutura
26/10/2008 10h09
Início > Index.php > Novos veículos e máquinas vão aumentar volume de obras em Aracaju

A população de Aracaju poderá contar nos próximos dias com um volume ainda maior de obras públicas, após a entrega de 13 novos veículos e máquinas à Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb). A nova frota evitará que a empresa tenha que alugar maquinário extra para agilizar a construção ou reforma de praças e postos de saúde, asfaltamento de ruas e limpeza de canais, entre outras ações.

O prefeito Edvaldo Nogueira participou da inauguração simbólica da frota, na tarde de ontem, sábado, ao lado do presidente da Emurb, Valmor Barbosa. Foram entregues três rolos vibratórios de compactação de solo com carreta, um rolo compactador simples e outro com pneus, duas retroescavadeiras, um caminhão guindaste, duas caçambas, uma mini-carregadeira e dois veículos utilitários.

O prefeito revelou que os investimentos na frota são da ordem de R$ 1,7 milhões em recursos próprios, fruto da economia nos gastos da gestão da Emurb. Ele anunciou ainda que já estão sendo licitados, por meio de financiamento do BNDES, mais quatro caminhões basculantes, uma máquina carregadeira, uma motoniveladora e duas retroescadaveiras e que, até o final do ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá adquirir uma usina de produção de asfalto.

Dedicação

O ato fez parte da inauguração do novo centro de integração e lazer da Emurb. Edvaldo ressaltou na oportunidade o grande volume de modificações urbanas realizadas na cidade, especialmente ao longo dos últimos dois anos. Ele atribuiu a capacidade de realizar tantos serviços à dedicação dos funcionários e dos gestores da empresa, além dos investimentos da Prefeitura.

"A Emurb conta com um quadro extremamente competente e que tem realizado um excelente trabalho. A capital tem hoje uma quantidade de obras de infraestrura e de investimentos nunca vistos num curto espaço de tempo dentro dos últimos 20 anos. Somamos investimentos de R$ 20 milhões de reais em obras entre 2006 e 2008. Ela tem batido recordes de produção e isso nos motiva a trabalhar ainda melhor", revelou Edvaldo.

Para Valmor Bezerra, a agilidade no atendimento de solicitações da comunidade se dá pelo aumento da capacidade produtiva da empresa. "Temos desenvolvido estratégias que agilizam a tramitação das demandas. Ampliamos nossas equipes, que além de ser em um número maior, trabalham no turno noturno e até nos fins de semana. Agora, com essas novas 13 máquinas e veículos queremos aumentar ainda mais esse volume", disse.

Aprovação

O empenho da PMA em realizar, com qualidade e rapidez, obras que melhorem a qualidade de vida da população pode ser exemplificada através do depoimento da aposentada Aparecida Nunes Espírito Santo, 45 anos, moradora da rua A, no bairro Bugio. Ela diz que procurou a Emurb no início do mês para solicitar a ampliação da rede de drenagem local, que já não suportava o volume de água e esgoto.

Após a tramitação do processo, que ocorreu em um único dia, um técnico da empresa foi ao local e constatou a necessidade de ampliação dos tubos da rede de drenagem. Em apenas três dias, a Emurb selecionou os materiais que seriam utilizados e destacou uma equipe de funcionários para executar a tarefa. Nos dias seguintes a empresa deu início à implantação de 52 metros de tubulações.

Faltando poucos dias para concluir a obra, Aparecida confessa que se surpreendeu com a agilidade de atendimento de sua demanda. "Estou surpresa. Eu realmente não esperava que fosse tão rápido. Não tem nem uma semana que eu estive lá. Estou adorando tudo. As equipes trabalham direitinho. Se eu soubesse, tinha ido antes", brincou a aposentada.


Veja mais...


Edvaldo Nogueira inaugura novo centro de integração para servidores na Emurb