PMA promove reunião estratégica com lideranças comunitárias sobre obras do PAC no Coqueiral

Infraestrutura
10/12/2008 11h45
Início > Index.php > PMA promove reunião estratégica com lideranças comunitárias sobre obras do PAC no Coqueiral

Uma iniciativa inédita reuniu na noite de ontem, terça-feira, representantes da Prefeitura de Aracaju, do Governo do Estado e líderes comunitários do Coqueiral. A reunião estratégica abordou temas relacionados às obras de infra-estrutura que estão sendo realizadas na localidade com recursos municipais, estaduais e federais, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), através do Centro Referência de Assistência Social (Cras) do Coqueiral, o encontro reuniu o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana, o diretor de obras públicas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Roberto Costa, o diretor técnico da Deso, Juarez Carvalho Filho e mais dezoito representantes da comunidade. 

A reunião possibilitou aos moradores da região tirar dúvidas sobre o andamento das obras, tempo de duração e questões relativas às indenizações e à entrega de 600 casas às famílias da localidade. No total, a parceira entre os governos federal, estadual e municipal está investindo cerca de R$ 30 milhões em obras de terraplenagem, drenagem, implantação de rede de esgoto e água, construção de moradias e recapeamento asfáltico da avenida Euclides Figueiredo.

De acordo com Luana Pinheiro, representante da Semasc e gerente do Projeto Técnico-Social do PAC, a iniciativa busca aproximar a comunidade do poder público, criando vínculos e facilitando o acesso às autoridades gestoras das obras. "Estamos atendendo a uma solicitação dos próprios moradores. Havia demandas que precisavam ser encaminhadas. Diante de nossa rotina de trabalho aqui no Cras, diagnosticamos a necessidade dessa reunião que avalio como bastante produtiva. Agradecemos à Emurb, à Deso e ao secretário de planejamento Dulcival, Santana, que nos atenderam de maneira tão prestativa. Tenho certeza que todos saíram satisfeitos," agradeceu Luana.

Para o eletricista, Carlos Roberto Leal de Menezes, representante do Comitê Pró-Desenvolvimento do Bairro Coqueiral Sagrada Família (Condecoc), a reunião também funcionou para que a comunidade pudesse se inteirar do andamento das obras. "Estamos aqui para defender a melhoria da qualidade de vida da população do Coqueiral. Este encontro é uma ótima oportunidade para que o poder público possa prestar esclarecimento aos moradores sobre a situação das obras. Precisamos estar conscientes de todas as etapas para poder fiscalizar e acompanhar a sua execução. O Cras e os representantes da Emurb, Seplan e Deso estão de parabéns pela iniciativa," comentou.

Conforme esclareceu Paulo Roberto Costa, diretor de obras públicas da Emurb, o projeto de infra-estrutura realizado com recursos do PAC no Coqueiral é complexo e demanda a participação das três esferas do poder público. "Temos um volume de licitações bastante significativo que ocorrem, simultaneamente, pelo Estado e pela Prefeitura. Além disso, a obra interfere diretamente no cotidiano das pessoas, provocando inevitáveis transtornos que tentamos reduzir ao máximo. Estamos trabalhando para o bem da coletividade. E, nesta situação, sempre haverá um ou outro que se sentirá prejudicado. Por isso sentamos e conversamos, analisando cada caso em particular, para conscientizá-los que o nosso objetivo é melhorar as condições de vida dos próprios moradores," explicou.

O secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana, revelou que o encontro demonstrou o exercício da transparência das ações da Prefeitura no bairro. "Essa conversa é importante. Acredito que quando dialogamos sempre chegamos a um denominador comum. O Coqueiral é uma comunidade pela qual o prefeito Edvaldo Nogueira tem um carinho especial. Estamos nos esforçando para poder dar andamento a todas as etapas, reduzindo os transtornos para garantir um processo tranqüilo de execução. O PAC Coqueiral é um projeto de infra-estrutura de cunho social que transformará a realidade dessa população", concluiu.