Edvaldo Nogueira toma posse como prefeito de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
01/01/2009 16h18
Início > Index.php > Edvaldo Nogueira toma posse como prefeito de Aracaju

Imbuídos do compromisso de dar continuidade ao cronograma de obras previsto para os próximos quatro anos e criar as condições para que Aracaju cresça com qualidade de vida, tomaram posse no início da tarde de hoje, quinta-feira, o prefeito eleito Edvaldo Nogueira e seu vice-prefeito Silvio Santos, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), praça Olímpio Campos. A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Déda e da primeira-dama Eliane Aquino - gesto político que não acontecia desde 1986 entre um gestor estadual e municipal da capital.

A sessão especial foi conduzida pelo novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emmanuel Nascimento, que tomou posse no turno da manhã juntamente com os demais 19 vereadores eleitos no último dia 05 de outubro. Também participaram do evento deputados, lideranças políticas de projeção local e nacional, autoridades do mundo jurídico, representantes de entidades de classe e dos movimentos sociais, familiares e amigos do prefeito e do vice, que foram eleitos com no primeiro turno com 140.962 votos (51,72%).  

Num discurso emocionado, Edvaldo Nogueira falou do significado de ser reconduzido ao cargo de administrador da cidade sem as circunstâncias políticas especiais que, em março de 2006, o fizeram assumir a Prefeitura Municipal no lugar de Marcelo Déda. "Muito me honra comparecer entre vossas presenças para tomar posse no cargo de prefeito de Aracaju na condição de eleito que fui, em primeiro turno, por vontade soberana de milhares de aracajuanos que confiaram a mim a tarefa de continuar comandando os destinos da nossa capital", destacou.

O prefeito fez uma análise da conjuntura política dos últimos oito anos, marcados pela renovação de poder conduzida por uma nova geração idealista e cheia de sonhos transformadores. "As eleições 2008 têm um significado muito especial. Não se trata de um resultado isolado, mas de um resultado que vem se somar a um ciclo de vitórias que o nosso grupo política vem acumulado desde 2000. Nossa gente concorda com o modelo democrático que utilizamos na condução do poder municipal, ampliando a participação popular e adotando o mecanismo de controle da sociedade sobre o executivo", enfatizou.

Balanço

Edvaldo Nogueira aproveitou para fazer um balanço das principais realizações que marcaram sua gestão, como a construção do Viaduto Jornalista Carvalho Déda, o audacioso projeto cicloviário que chegou ao patamar de 54 km de cilovias e a obras de urbanização dos bairros Santa Maria e Coqueiral. Investimentos com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social fizeram com que Aracaju conquistasse marcas importantes, como a de capital brasileira da qualidade de vida, capital do Nordeste em geração de emprego e renda e terceira cidade do país em melhor Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF).

"São marcas formidáveis que dialogam diretamente com o trabalho que desenvolvemos na cidade e, naturalmente, com o talento da nossa gente. Marcas que fazem da nossa cidade um lugar melhor de se viver e que tem elevado a auto-estima dos aracajuanos, que não se cansam de demonstrar seu amor e zelar pelo progresso dessa terra. Temos trabalhado incansavelmente para construir a Aracaju que todos nós sonhamos: cada vez mais de todos os aracajuanos, elegendo, dentre todos, prioritariamente aqueles cuja situação necessita com mais urgência do poder público", discursou o prefeito.

Segundo o vice-prefeito Silvio Santos a solenidade de posse é um momento simbólico que representa a consolidação de um processo democrático. "Esse é o coroamento de um processo e a ratificação de um projeto. O povo de Aracaju ao nos eleger no primeiro turno quis dizer muito claramente que aprova nosso projeto e quer mais: avanços, consolidação de algumas políticas e que a cidade continue nesse rumo progressista. Tenho certeza que estaremos à altura do desafio de tornar Aracaju uma cidade cada vez melhor", ressaltou.

Para o governador Marcelo Déda todas as condições estão postas para que a cidade continue no rumo do avanço e da qualidade de vida. "Estamos trazendo apoio e solidariedade a Edvaldo Nogueira e Silvio Santos, mas também compreendendo o significado deste dia para Aracaju. Desde 1986, um governador não participa da posse de um prefeito da capital sergipana. Agora, nós temos a oportunidade de, na mais perfeita harmonia entre a administração estadual e a municipal, trazer benefícios a Aracaju. Iremos unir nossas forças, com o apoio também do presidente Lula", destacou.

Presenças

Participaram da sessão especial o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; a deputada federal Jô Morais (MG) e o deputado Carlos Valadares (BA); o deputado federal Valadares Filho; os deputadas estaduais Francisco Gualberto, Gilmar Carvalho, Luiz Mitidieri, Tânia Soares e Conceição Vieira, ; o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra; o presidente do diretório estadual do PCdoB, Hallison Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Britto; o presidente da OAB, seccional Sergipe, Henri Clay Andrade.

Também participaram da solenidade o desembargador aposentado Artêmio Barreto; o diretor do Banco do Estado de Sergipe (Banese); Elísio Vasconcelos; o presidente do Ipesaúde, Vinícius Barbosa; o superintendente da Caixa Econômica, Luciano Pimentel; a vice-primeira-dama do município, Janaína Santos; a presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Danusa Silva; o ex-prefeito de Aracaju, Viana de Assis; além de vereadores, secretários estaduais e municipais.

Veja mais...

Confira discurso de posse do prefeito Edvaldo Nogueira