Coordenadora pedagógica do Grupo Positivo fala sobre Sistema de Ensino Aprende Brasil

Educação
26/03/2009 15h36
Início > Index.php > Coordenadora pedagógica do Grupo Positivo fala sobre Sistema de Ensino Aprende Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 30, às 17 horas, no Hotel Parque dos Coqueiros, o prefeito Edvaldo Nogueira lança a implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil para os alunos da educação infantil da rede pública municipal. O sistema é desenvolvido pelo Grupo Positivo, com quem a PMA firmou convênio. Considerada a maior corporação brasileira do segmento de educação e tecnologia, o Positivo será responsável por fornecer material didático de qualidade para 4.800 estudantes de 53 escolas, que já começa a ser utilizado no mês de abril.

Para uma perfeita execução do sistema, coordenadores escolares e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) já estão recebendo capacitação, dada pela coordenadora pedagógica do Sistema Aprende Brasil, Maria Cristina Rodrigues. Os professores serão os próximos a receber o mesmo tipo de orientação que, por sinal, acontecerá durante toda a vigência do convênio.

Maria Cristina nasceu em Porto Alegre, tem 45 anos de idade, dos quais 30 dedicados à área educacional. Mestre em educação e especialista em formação de professores, desde 2005 integra a equipe do Grupo Positivo. A Agência Aracaju de Notícias (AAN) conversou com Maria Cristina sobre essa novidade que está chegando à capital. 

Agência Aracaju de Notícias (AAN) - O que é o Sistema Aprende Brasil?
Maria Cristina Rodrigues (MCR)
- É um sistema criado pela Editora Positivo a partir das dificuldades observadas pela corporação. Foi feita uma análise, e a Positivo lançou um projeto piloto em 2005. No ano seguinte o trabalho foi lançado de fato para todo país. Desde então só aprimoramos o trabalho com livros didáticos, o Portal Aprende Brasil e a assessoria pedagógica. Hoje, o Aprende Brasil contribui com a melhoria do ensino público de 130 municípios, beneficiando 250 mil alunos em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Maranhão, e agora Sergipe.

AAN - Como foi desencadeado o processo de implantação do Sistema Aprende Brasil em Aracaju?
MCR -
Foram feitos trabalhos de pesquisa e análise junto à equipe técnica do município, que julgou ser um material de muito aproveitamento no encaminhamento do trabalho educacional de Aracaju. Tanto é que houve o reconhecimento de que o sistema está convergente com a diretriz curricular do município. Depois ele [Aprende Brasil] foi apresentado às pessoas das comunidades escolares, que começaram a conhecer e a dar suas opiniões sobre o trabalho. Hoje, a gente tem 100% de retorno e aprovação.

AAN - Como são realizados os trabalhos de capacitação com os profissionais da educação?
MCR -
No primeiro momento nos reunimos com os coordenadores pedagógicos do município para falar sobre a implantação do sistema. Esse ponto tem como objetivo mostrar o que é o sistema Aprende Brasil e qual o espaço que ele ocupa no município quanto à proposta pedagógica e ação metodológica do professor. Os coordenadores também são orientados sobre como acompanhar o desenvolvimento do docente.

AAN - Os professores da rede pública municipal também serão capacitados?
MCR - Com certeza. Os professores também terão informações sobre a implantação, estrutura e concepção do trabalho. Depois serão orientados sobre as metodologias que podem ser adotadas em sala de aula para melhorar a qualidade de ensino oferecido aos alunos. Mesmo depois dos encontros presenciais estaremos trocando experiências com a equipe pedagógica e docente sobre o aproveitamento do trabalho. Para isso, vamos montar calendários e organizar encontros periódicos.

AAN - Quais os resultados colhidos a partir da implantação do sistema em outras regiões?
MCR - Desde o lançamento do sistema as escolas conveniadas permanecem fiéis, pois os retornos têm sido positivos, e podem ser demonstrados pelas equipes pedagógicas e pelos professores através dos avanços que os municípios vêm tendo no decorrer do nosso trabalho. E como estamos estruturados como sistema, tentamos a todo o momento de validar o trabalho com o livro, portal e assessoria. É esse conjunto de recursos que dá sustentação ao que é feito na escola para que a gestão possa fazer a diferença no aprendizado.

AAN - Qual a importância de Aracaju ser a primeira capital do país a firmar convênio com o Grupo Positivo?
MCR -
Os municípios do interior foram os primeiros a se interessar pelo sistema e, agora, a entrada de Aracaju dá ao nosso trabalho uma validade muito grande, pois uma capital tem um processo de dinâmica mais complexo para ser trabalhado, por ser, geralmente, maior que os outros municípios. Essa parceria mostra que estamos no caminho certo.

AAN - Como Aracaju será beneficiada com a implantação do Aprende Brasil?
MCR -
Na capital sergipana vamos estar direcionados à educação infantil. Serão 4800 crianças com idade entre três e cinco anos, inseridas nas 53 escolas municipais atendidas. Através dos elementos metodológicos utilizados, os professores são orientados a ensinar de forma lúdica. O brincar intencional tem como foco a aprendizagem, que dessa maneira ocorre de forma efetiva e concreta. A partir desse processo, as bases são firmadas para estimular o potencial do aluno e o desenvolvimento pleno das crianças que vão percorrer os demais níveis de escolaridade. E através do material didático são possibilitadas todas as formas de aprendizado para as crianças, desde a linguagem até a sua cultura.

AAN - Quais os materiais utilizados para qualificar o encaminhamento do que será feito junto à educação infantil?
MCR - São fornecidos livros didáticos para o aluno e material de apoio para coordenadores e professores. Os alunos com idade entre quatro e cinco anos são beneficiados com quatro volumes, um para cada bimestre. Já para as crianças de três anos de idade o trabalho é diferenciado: são dois livros, sendo um para cada semestre, além do livro 'Registrando Acontecimentos' com o conteúdo voltado para as datas comemorativas. Além disso, todos os conveniados, desde alunos à equipe pedagógica, recebem uma chave de acesso para navegar pelo portal educativo, que tem todo o conteúdo ligado ao material didático.

Veja mais...

Rede de ensino municipal firma convênio com a Editoria Positivo