O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou durante a manhã desta quinta-feira, 14, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, nas inaugurações das obras de reconstrução das estradas dos municípios de Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Freira Nova, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Dores. Até o momento, foram recuperados 216 km de rodovias estaduais, totalizando um investimento de R$ 51 milhões.
A comitiva governamental seguirá durante a tarde para Canindé do São Francisco e entrará noite adentro até cumprir a agenda de atividades previstas para Poço Rendondo, Monte Alegre e novamente Nossa Senhora da Glória, onde haverá shows de 'Psirico', 'Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha'. O primeiro ato aconteceu no município de Terra Dura, em Itabaiana. Em seguida, o governador descerrou a placa de inauguração no trecho Ribeirópolis/Aparecida.
Logo depois, a comitiva seguiu para inaugurar os trechos da estrada entre os municípios de Feira Nova e Glória. A programação da manhã foi encerrada com o descerramento da placa em Dores, seguida de almoço oferecido pelo prefeito Aldon Luiz. Na ocasião, Déda reafirmou seu compromisso com a interiorização do desenvolvimento. "Estamos abrindo uma nova rota do agreste ao sertão para ajudar a escoar a produção, melhorar o deslocamento dessas populações, incrementar o turismo e alavancar o desenvolvimento da região", afirmou.
Marcelo Déda fez uma deferência especial ao prefeito Edvaldo Nogueira, que depois de ter sido protagonista das conquistas econômicas e sociais de Aracaju agora está tendo a oportunidade de testemunhar a chegada do progresso ao interior sergipano. "É com grande satisfação e alegria que estamos vendo esse projeto vitorioso implantado na capital sergipana começa a se espalhar por todo o Estado de Sergipe", comemorou o prefeito.
Rota do Sertão
Iniciada no povoado Terra Dura, em Itabaiana, na BR-235, a Rota do Sertão passa por 10 municípios, até chegar a Canindé de São Francisco. Em todos os 216 quilômetros, o asfalto foi retirado para colocação de nova pavimentação. A obra viabiliza a exploração do potencial turístico da região de Xingó, além de colaborar com o escoamento da produção agrícola e de laticínios de uma das maiores bacias leiteiras do Estado de Sergipe.
Ao todo, durante a reconstrução das rodovias, foram gerados 660 empregos diretos e indiretos, com mão-de-obra da própria região. Os municípios cortados pela Rota do Sertão foram beneficiados com a melhoria da infraestrutura nos trechos específicos. Nas localidades em que a rota passará, as cidades foram beneficiadas com a parte asfáltica, iluminação e sinalização, cuja manutenção ficará a cargo das prefeituras. Os investimentos abrangem a BR 235, SE 175, SE 230 e SE 200.
Com informações da ASN