O Brasil está mobilizado em torno da Semana da Luta Antimanicomial. Aracaju não é diferente e prossegue com os eventos alusivos ao tema. Dentre as diversas atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), desde o início da semana ocorre maratona de exibição de filme nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nesta quarta-feira foi a vez dos Caps Jael Patrício, Infantil (i Vida) e Álcool e Drogas (AD).
Vários usuários, familiares e moradores da comunidade do Loteamento Pau-Ferro foram ao Caps Jael Patrício assistir ao filme 'Meu nome não é Johnny´. A obra conta a história de João Guilherme Estrella, que conheceu o mundo das drogas e se tornou um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro, sendo preso logo depois.
A atual gerente do centro, Silvia Nascimento, conta que até mesmo a exibição de filmes faz parte de uma proposta educadora de política antimanicomial e que visa a inclusão social. "A gente vê os usuários da Saúde Mental como pessoas capazes de entender contextos e situações de vida. O nosso trabalho é potencializar essa visão e trabalhar com perspectivas de inclusão social", diz.
No Caps AD a tarde desta quarta-feira não foi diferente. Olhos atentos fitavam o telão que exibia o filme ´Bicho de Sete Cabeças'. "O enredo está relacionado com o que propomos discutir nesta semana, que seria a reforma psiquiátrica, a reconstrução do estigma da loucura e uma discussão sobre o tratamento adequado dado aos portadores de tormentos psíquicos", ressalta o coordenador André Calazans.
Para o usuário do Caps AD, J.S, a maratona de filmes foi uma idéia muito acertada por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Muitas pessoas não têm o conhecimento dos males causados por drogas de todos os tipos. Por isso, é importante esse trabalho de esclarecimento", comenta.
J.S também dá um recado baseado em sua experiência de vida. "Eu faço um apelo para que as pessoas não caiam na cilada de experimentar álcool e drogas. Muitas vezes, esse é um caminho sem volta e que prejudica as pessoas que a gente mais ama na vida", aconselha.
Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial:
Dia 21.05 (quinta-feira)
9h_ Exibição de filme e debate do longa-metragem 'Meu nome não é Johnny'
Local: Instituto Luciano Barreto Junior
Sexta-feira, dia 22
8h_ Seminário Atenção em Álcool e Drogas perfil e os caminhos do usuário de AD. Palestrante: Décio Castro Alves (SP) - consultor do Ministério da Saúde em Álcool e outras Drogas
Local: Auditório do Banese
*Apresentação cultural: Batuque Caps I