Praça da Catedral conta com serviços de limpeza e preservação

Serviços Urbanos
16/07/2009 09h48

A Prefeitura de Aracaju executa serviços diários na praça Olímpio Campos, onde estão situados o parque Teófilo Dantas e a Catedral Metropolitana. Alguns deles são cuidados com áreas verdes, limpeza, coleta domiciliar e alimentação dos pássaros no viveiro. Além disso, a Guarda Municipal (GMA) realiza constantemente um trabalho de ronda no local para preservar o patrimônio público e evitar atos de vandalismo e a Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (Funcaju) promove semanalmente edições do Projeto Freguesia, com apresentações culturais e feirinha de artesanato.

Devido à intensa comercialização de alimentos na região, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a incorporar no cronograma permanente de atividades visitas à praça da Catedral. "Com não encontramos mais somente a venda de comidas típicas, mas sim a produção e manipulação de diversos alimentos, iremos começar a trabalhar para garantir a saúde e o bem-estar dos consumidores", informou o gerente de Alimentos da Covisa, Osmário Oliveira Bonfim.

Por conta da importância deste que é um dos cartões-postais de Aracaju, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), responsável pela organização da feira de artesanato, estuda a possibilidade de transferir a comercialização de produtos para outro local, no Centro da cidade, e assim manter a praça ainda mais bela e atrativa para a população. "

Estamos elaborando um projeto e fazendo os estudos necessários para implementar mudanças sem deixar de garantir a renda desses trabalhadores e atender ao público consumidor, de modo a valorizar a organização e a beleza da praça Teófilo Dantas", informou o presidente da Fundat, Carlos Magno.  

Limpeza

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fica responsável pela limpeza e pela preservação das áreas verdes. "Temos equipes em toda a praça executando a manutenção diária, como a varrição, o recolhimento de lixo, a irrigação da área verde. Só que para o serviço ser visto, a participação dos frequentadores se torna fundamental. O ato de jogar o lixo na lixeira já é um grande passo", explica o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia.

Além disso, a Emsurb monitora o viveiro da praça. "Em abril deste ano, realizamos a transferência de todos os patos e cisnes da praça Teófilo Dantas para o Parque da Sementeira [Augusto Franco], restando somente as espécies de pintacilgo, calopsita, faisão e seriema. Inclusive, os patos da praça Tobias Barreto também foram transferidos para o parque, um local seguro e tranquilo, ideal para a saúde dessas aves", acrescenta o veterinário da Emsurb, Júlio César.

Coleta de lixo

A feira de artesanato e a comercialização de produtos alimentícios vêm ocasionando a intensificação da coleta de lixo. "Com a presença de pontos comerciais no local, o caminhão do serviço da coleta domiciliar passa todos os dias. Inclusive, pedimos aos comerciantes que executem o acondicionamento correto do lixo - depositar em um túnel ou latão, por exemplo", esclarece o coordenador de Aterro Controlado da Emsurb, Reinaldo Souza.